quant
Fique ligado

Trofa

Trofa – Município implementa medidas para poupança de agua

Publicado

em

A seca meteorológica que se iniciou em todo o território em novembro de 2021 mantém-se, e agravou-se à data de 25 de janeiro de 2022 no território continental. As condições meteorológicas não têm permitido a reposição dos volumes armazenados nas albufeiras e nas águas subterrâneas, situação que apenas é natural acontecer depois do período de Verão.

Assim, preocupada com esta situação a própria Câmara Municipal da Trofa tem implementado algumas medidas, nomeadamente desligar as fontes ornamentais da Alameda da Estação e dos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro durante a semana, ligando-a pontualmente para evitar avarias, funcionando apenas aos sábados e aos domingos. 

A rega dos espaços verdes foi reduzida ao mínimo necessário, adotando-se uma estratégia de consumo racional e eficiente, medida esta que vai de encontro aos desígnios da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Em paralelo, foi também efetuada a alteração do coberto vegetal por espécies menos exigentes em água, tornando os espaços verdes do concelho mais resilientes e adaptados a esta realidade.

Ainda neste âmbito, a Câmara da Trofa tem levado a cabo uma campanha de sensibilização nas escolas e nas juntas de freguesia, apelando à prática de medidas de poupança de água. Nas escolas, a Autarquia convida a “Poupar hoje para teres amanhã”, destacando a possibilidade de redução do consumo de água através de, por exemplo, diminuição do número de banhos de imersão; não deixar a torneira aberta na lavagem do carro ou a escovar os dentes; esperar para ter a máquina cheia para lavar a roupa e efetuar uma rega controlada dos jardins nas escolas.

No que toca às juntas de freguesia, a Câmara Municipal tem sensibilizado as mesmas para o uso racional da água dos fontanários e o apelo à população para a partilha da deteção de fugas de água.

Continuar a ler...
Publicidade

Trofa

Caminhada da Família de Bairros adiada

Publicado

em

Por

A Caminhada da Família, promovida pela Associação de Pais da EB1/JI de Bairros, foi adiada para 29 de maio, às 09h00.

A iniciativa estava prevista para amanhã, mas acabou reagendada devido à previsão de chuva.

Em comunicado, a associação de pais referiu que “as inscrições ficam automaticamente ativas para a nova data”.

“Quem se pretender inscrever para a nova data poderá fazê-lo e será muito bem-vindo! Quem pretender desistir terá direito à restituição da inscrição, desde que o comunique até ao próximo dia 25 de maio”, acrescentou.

Continuar a ler...

Trofa

Carolina Deslandes, Bárbara Bandeira, S-Y-R-O e Domi no Belive

Publicado

em

Por

Carolina Deslandes, Cláudia Pascoal, S-Y-R-O, Domi e Bárbara Bandeira compõem o cartaz do Belive deste ano.

O evento decorre de 21 a 23 de julho, no mercado e feira da Trofa.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também