quant
Fique ligado

Trofa

Trofa – Município implementa medidas para poupança de agua

Publicado

em

A seca meteorológica que se iniciou em todo o território em novembro de 2021 mantém-se, e agravou-se à data de 25 de janeiro de 2022 no território continental. As condições meteorológicas não têm permitido a reposição dos volumes armazenados nas albufeiras e nas águas subterrâneas, situação que apenas é natural acontecer depois do período de Verão.

Assim, preocupada com esta situação a própria Câmara Municipal da Trofa tem implementado algumas medidas, nomeadamente desligar as fontes ornamentais da Alameda da Estação e dos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro durante a semana, ligando-a pontualmente para evitar avarias, funcionando apenas aos sábados e aos domingos. 

A rega dos espaços verdes foi reduzida ao mínimo necessário, adotando-se uma estratégia de consumo racional e eficiente, medida esta que vai de encontro aos desígnios da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Em paralelo, foi também efetuada a alteração do coberto vegetal por espécies menos exigentes em água, tornando os espaços verdes do concelho mais resilientes e adaptados a esta realidade.

Ainda neste âmbito, a Câmara da Trofa tem levado a cabo uma campanha de sensibilização nas escolas e nas juntas de freguesia, apelando à prática de medidas de poupança de água. Nas escolas, a Autarquia convida a “Poupar hoje para teres amanhã”, destacando a possibilidade de redução do consumo de água através de, por exemplo, diminuição do número de banhos de imersão; não deixar a torneira aberta na lavagem do carro ou a escovar os dentes; esperar para ter a máquina cheia para lavar a roupa e efetuar uma rega controlada dos jardins nas escolas.

No que toca às juntas de freguesia, a Câmara Municipal tem sensibilizado as mesmas para o uso racional da água dos fontanários e o apelo à população para a partilha da deteção de fugas de água.

Continuar a ler...

Trofa

Exposição sensibiliza para igualdade de género

O auditório Tomé Carvalho, na sede da Cruz Vermelha da Trofa, recebe, a 6 de outubro, uma nova exposição.

Publicado

em

Por

O auditório Tomé Carvalho, na sede da Cruz Vermelha da Trofa, recebe, a 6 de outubro, uma nova exposição. Trata-se de uma mostra fotográfica, denominada “Na pele d@s ≠ ´s”, um projeto da Câmara Municipal da Trofa integrante do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND). “Sensibilizar a comunidade para a importância da igualdade de género e não discriminação, procurando combater a reprodução das desigualdades e promover comunidades mais justas, inclusivas e democráticas” é o objetivo da exposição.
A inauguração está marcada para as 15h00 de 6 de outubro e exposição podem ser vista até 31 de outubro.

Continuar a ler...

Desporto

Taça de Portugal – Trofense recebe o Famalicão

Publicado

em

Por

O Trofense vai receber o Famalicão no jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal.

O sortei realizado da 3ª eliminatória, já contou com a participação dos clubes da Liga Bwin que, em caso de confronto com equipas de escalões inferiores, jogam fora de casa, ditando que que a equipa da Trofa jogara contra a equipa famalicense, numa elimiatoria agendada para os dias 15 e 16 de outubro, no estadio do CD Trofense.

Os jogos da 3ª eliminatória da Taça são:

Serpa – Gil Vicente
Fontinhas – Arouca
Mafra – Marítimo
Machico – Boavista
Valadares Gaia – Chaves
Caldas – Benfica
Felgueiras – SC Braga
Canelas 2010 – Vitória SC
Anadia – FC Porto
Oliveira do Hospital – Rio Ave
Trofense – Famalicão
Varzim – Sporting
Amora – Estoril
Tondela – Santa Clara
São Martinho – Casa Pia
Vitória FC – Paços de Ferreira
Penafiel – Vizela
Lank Vilaverdense – Portimonense
Vianense – Beira-Mar
Rabo de Peixe – Sertanense
Imortal – Farense
Académico de Viseu – Oriental
Tirsense – Leixões
Bragança – Pevidém
Montalegre – São João de Ver
Sanjoanense – Belenenses
Nacional – Oliveirense
Olhanense – B SAD
Pêro Pinheiro – Sporting Pombal
Dumiense – Real SC
Moreirense – Vilafranquense
Courense – Camacha

Liga Portugal 2 Sabseg: SC Farense, Moreirense FC, Leixões SC, B SAD, CD Mafra, FC Penafiel, UD Vilafranquense, CD Trofense, UD Oliveirense, Académico de Viseu FC, CD Nacional e CD Tondela.

Liga 3: Varzim SC, CDC Montalegre, AD Sanjoanense, FC Oliveira do Hospital, CF Os Belenenses, Caldas SC, Amora FC, Canelas 2010, São João de Ver, Real SC, Lank Vilaverdense, Vitória Futebol Clube, FC Felgueiras, GD Fontinhas e Anadia FC. 

Campeonato de Portugal: Pevidém SC, FC Serpa, SC Vianense, GD Bragança, Imortal Desportivo Clube, SC Olhanense, SC Beira-Mar, FC Tirsense, CA Pero Pinheiro, Valadares Gaia FC, AR São Martinho, CD Rabo de Peixe, Dumiense CPJ, AD Machico, AD Camacha e Sertanense FC.

Publicidade

Distritais: SC Courense, Clube Oriental de Lisboa e SC Pombal. 

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);