quant
Fique ligado

Trofa

Trofa – Investimento superior a 5 milhões de euros para dignificar habitação

Publicado

em

No âmbito da sua estratégia municipal de política de habitação, o Município da Trofa elaborou a sua Estratégia Local de Habitação (ELH), priorizando as soluções habitacionais para o território com base no diagnóstico global atualizado das carências habitacionais identificadas no Concelho.

A ELH foi apresentada ao IHRU e aprovada no âmbito do 1º Direito-Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, programa que promove soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não têm capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

A Estratégia Local de Habitação do Município foi aprovada a 4 de novembro de 2020 e enviada para o Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana, I. P., onde estão sinalizadas as situações de carência habitacional existentes no território e definidas as soluções habitacionais enquadráveis para os pedidos de apoio ao abrigo do 1º Direito, com um investimento total de 5 056 000 euros. Neste documento, a Câmara Municipal da Trofa priorizou, num primeiro momento, a reabilitação do edificado dos empreendimentos habitacionais; e num segundo momento, a programação estratégica das oportunidades de financiamento, no âmbito de outros investimentos previstos na Nova Geração de Políticas de Habitação, assim como a calendarização de ações, a identificação dos atores públicos e privados a envolver.

Para requalificar os empreendimentos habitacionais municipais, localizados nas Freguesia de S. Martinho de Bougado e de S. Romão do Coronado, e para a aquisição e reabilitação de quase quatro dezenas de habitações para disponibilizar a famílias de baixos recursos, foi assinado a 14 de maio de 2021, no Fórum Trofa XXI, o acordo de colaboração da Estratégia Local de Habitação da Trofa no âmbito do 1.º Direito.

O documento ratificado pelo Presidente do Município da Trofa, Sérgio Humberto e pela Presidente do Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Isabel Dias, foi homologado pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves.

De referir que o acordo celebrado entre a Autarquia e o Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana – IHRU define a programação estratégica das soluções habitacionais a apoiar ao abrigo do programa 1º Direito para 162 agregados, correspondentes a 417 pessoas que vivem em condições habitacionais indignas no Município.

No âmbito de outros investimentos previstos na Nova Geração de Políticas de Habitação, nomeadamente, a identificação dos atores públicos e privados a envolver, a Autarquia Trofense vai agora desenvolver várias ações nesta área, nomeadamente: sessões de trabalho com as juntas de freguesia e com o Conselho Local de Ação Social da Trofa para apresentação do 1º Direito-Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, de forma a identificar potenciais beneficiários diretos e assegurar a revisão da ELH para a integração dos mesmos.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Trofa

Encontrada sem vida mulher desaparecida em Santiago de Bougado

A mulher desaparecida desde a manhã desta sexta-feira foi encontrada sem vida, na Rua Nicolau Nasoni, em Santiago de Bougado.

Publicado

em

Por

A mulher desaparecida desde a manhã desta sexta-feira foi encontrada sem vida, na Rua Nicolau Nasoni, em Santiago de Bougado.

Carlinda Campos terá sofrido uma paragem cardiorrespiratória enquanto caminhava naquela zona, que dá acesso ao rio.

No local estão os Bombeiros Voluntários da Trofa e a Guarda Nacional Republicana.

Continuar a ler...

Trofa

Trofense quer todos em Paradela a apoiar juniores que lutam pela subida de divisão

A formação da Trofa tem encontro marcado com o CD Aves, no Complexo Desportivo de Paradela, às 17h00.

Publicado

em

Por

Amanhã, a equipa de juniores B do CD Trofense joga, amanhã, a subida à 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto.

A formação da Trofa tem encontro marcado com o CD Aves, no Complexo Desportivo de Paradela, às 17h00.

O CD Aves é o líder desta fase, com 11 pontos, mas o Trofense segue logo atrás com oito. Uma vez que as equipas empataram a uma bola na primeira volta, a vitória dá ao Trofense a subida de divisão.

A equipa pede o apoio da Trofa e espera que o Complexo de Paradela encha para o apoio aos jogadores.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também