quant
Fique ligado

Ano 2011

Escritora Alice Cardoso esteve nas escolas da Trofa (c/video)

Avatar

Publicado

em

Alice Cardoso, escritora de livros infantis, esteve na Trofa no dia 25 de novembro e visitou algumas das escolas do 1º ciclo do concelho. Os alunos puderam, simultaneamente, conhecer a autora e as suas obras.

No meio dos livros há muitas histórias para contar. Esta história começa assim… Era uma vez a escritora Alice Cardoso, que esteve na Trofa, para visitar as escolas do 1º ciclo de Finzes, do Paranho e da Esprela.

A visita desta escritora coincidiu com a Feira do Livro que se encontra a decorrer em todas as escolas do 1º ciclo do Agrupamento da Trofa. Interligar os alunos com os livros é o objetivo deste evento. “Esta iniciativa pretende fazer chegar ao maior número de alunos possível os livros. Proporcionar-lhes o contacto com os livros e com a leitura. Está provado que a leitura traz resultados positivos aos alunos e é esse o nosso objetivo”, adiantou Olivia Queiroz.

A coordenadora das bibliotecas do Agrupamento de Escolas da Trofa considera que as feiras do livro são úteis, não só para os alunos, como também para os pais. “As feiras do livro nas escolas do 1º ciclo são feiras de proximidade e por isso mesmo estamos a alargar o seu horário em algumas escolas para possibilitar que os encarregados de educação as visitem quando vão buscar os seus filhos à escola”, asseverou.

A escolha da escritora, Alice Cardoso, não foi feita ao acaso. “Os livros desta autora já estavam expostos nas nossas bibliotecas e alguns deles até já tinham sido requisitados pelos nossos alunos para leitura domiciliária. Mas a editora Leya também teve aqui um papel importante, pois quis divulgar o último livro de Alice Cardoso e nós aceitamos de imediato a proposta”, afirmou. Alice Cardoso considera importante incutir hábitos de leitura desde cedo nos mais novos. “A leitura é a base do desenvolvimento da Língua Portuguesa, que é transversal a todas as áreas de ensino, e além disso quando a criança começa a ler fica muito mais imaginativa e criativa”, adiantou a escritora.

Os alunos da EB 1 de Finzes foram presenteados com a história “Alana e a Lontra Lutra”. Como não podia deixar de ser, os alunos mais curiosos fizeram algumas perguntas à autora relacionadas, basicamente, com a construção das personagens. A escritora passou ainda pela escola EB1 do Paranho e da Esprela, para dar a conhecer o seu último livro aos pequenos leitores. Também os alunos da EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques receberam a visita da escritora Mafalda Moutinho, no dia 22 de novembro.

Diana Pimentel

{fcomment}

Publicidade

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...