quant
Fique ligado

Ano 2009

Infra-estruturas de qualidade para um ensino de excelência

Avatar

Publicado

em

 Mente sã em corpo são. O Colégio da Trofa partilha desta máxima e disponibiliza, desde o início do ano lectivo, infra-estruturas e recursos humanos para que os mais novos possam usufruir de um “ensino de excelência”.

Em todas as salas de aula os velhos quadros em giz foram substituídos pelos quadros electrónicos, assim como as cadeiras e mesas antigas deram lugar a mobiliário moderno, de linhas e design à medida de um colégio onde “se pratica um ensino de excelência”.

“Desde a primeira hora decidimos apostar na requalificação das instalações e dos recursos humanos, nomeadamente dos professores, e em termos de instalações entendemos que essa é a condição primeira para que os alunos se possam sentir felizes, alegres e com condições para desenvolver o seu processo educativo”, afirmou Manuel Pinheiro, director do Colégio da Trofa.

Para além de salas de aulas renovadas, com acesso à Internet e uma mediateca, os alunos dispõem também de dois novos laboratórios, um de Biologia e outro de Física e Química.

No sentido de ajudar os alunos a manter a forma física, o Colégio da Trofa foi dotado de um pavilhão gimnodesportivo, uma estrutura “fundamental e absolutamente necessária para a prática de educação física e uma peça incontornável numa organização escolar”, de acordo com Manuel Pinheiro. “Apostámos na criação de um espaço para a prática de Educação Física e várias modalidades que fosse funcional e que permitisse que os alunos pudessem e ter as aulas em condições adequadas, nomeadamente cobertos das intempéries no período de Inverno”, explicou. Segundo o director do Colégio da Trofa, um dos objectivos da instituição escolar passa por colocar o pavilhão gimnodesportivo ao dispor da população local, a partir das 18.30 horas e aos fins-de-semana.

Em breve o espaço desportivo será ainda enriquecido com uma piscina para a prática de natação. “Para uma segunda fase, e esperamos que seja já no próximo ano lectivo, pretendemos dotar o Colégio da Trofa com uma piscina para que possamos disponibilizar a todos os alunos a prática da natação como uma situação absolutamente corrente”, adiantou Manuel Pinheiro.

“Queremos também dotar o Colégio com um auditório com capacidade para cerca de 150 lugares, onde possamos fazer reuniões e encontros com os encarregados de educação e algumas festas temáticas com os nossos alunos”, acrescentou.

E porque numa boa escola também se ensina a ter uma alimentação correcta e equilibrada, o Colégio dispõe também de uma nova cantina, com novos equipamentos e mais espaço.

Não menos importante é o novo bar, um dos espaços de eleição dos alunos nos tempos livres e nos intervalos, não só para comer, mas também para conviver e navegar pela Internet.

Publicidade

 

Colégio quer chegar aos 600 alunos dentro de dois anos

 

Para Manuel Pinheiro todo o processo de reestruturação e requalificação do Colégio da Trofa, que se foi desenvolvendo desde o final do ano lectivo passado, representa o “virar de uma página muito significativo na vida desta instituição escolar”. “Queremos que o Colégio da Trofa seja uma infra-estrutura escolar de grande qualidade, onde os alunos se sintam felizes e contentes por o frequentar, não perdendo de vista outros valores que queremos que façam parte da cultura do Colégio, nomeadamente o sentido da responsabilidade, os actos de trabalho, porque só assim é que se consegue promover uma educação de qualidade”, sublinhou o director.

Apostando numa proposta para atingir um ensino de excelência, um dos objectivos no futuro dos responsáveis passa pela continuação do aumento do número de alunos. Actualmente com 300 alunos a utilizar as instalações renovadas, o Colégio da Trofa têm já mais 150 inscritos para o próximo ano lectivo. “O nosso horizonte é para que daqui a dois anos tenhamos 600 alunos a frequentar o Colégio”, avançou Manuel Pinheiro.

Situado na freguesia de S. Martinho de Bougado, o Colégio da Trofa foi desde sempre considerado uma instituição escolar de referência no ensino privado da região. Anteriormente designado por Externato Nossa Senhora das Dores, era pertença da diocese do Porto.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...