quant
Fique ligado

Edição 771

Visita guiada às obras da Igreja Matriz de S. Martinho

Publicado

em

No dia 22 de julho, o pároco Luciano Lagoa deu início a um conjunto de visitas guiadas às obras de restauro da Igreja Matriz de S. Martinho de Bougado. Tal iniciativa visa dar a conhecer aos paroquianos o andamento das obras em curso naquela igreja, iniciadas em julho de 2021 e que estão em bom ritmo.
Durante esta visita, a técnica do restauro Sofia Lobo explicou aos paroquianos presentes os detalhes do restauro dos diversos altares, que estão agora a ser “trabalhados” para posterior pintura.
Luciano Lagoa aproveitou a oportunidade para informar que a partir de agora os paroquianos estão convidados a visitar as obras todas as sextas-feiras à tarde, a partir das 16 horas. E renovou o apelo para que a comunidade continue a apoiar o financiamento da obra, uma das mais profundas que aquele templo sofreu até ao momento.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição 771

Memórias e Histórias da Trofa: Estrada Trofa-Vila do Conde

A estrada Trofa-Vila do Conde, ou para ser mais preciso de Santo Tirso a Vila do Conde, é famosa, sobretudo, em tempos de verão, pela saída dos trofenses para estâncias balneares. Em 1882, discuta-se a sua construção.

Publicado

em

Por

A estrada Trofa-Vila do Conde, ou para ser mais preciso de Santo Tirso a Vila do Conde, é famosa, sobretudo, em tempos de verão, pela saída dos trofenses para estâncias balneares. Em 1882, discuta-se a sua construção.
A estrada distrital n.º 9, que ligava as duas cidades, mas iria também estabelecer um ponto de união com a estrada real n.º 3, a atual n.º 14 (Porto-Braga), era considerada urgente para o desenvolvimento do país, a ligação entre várias cidades importantes, alguns dos casos estavam a dar os primeiros passos no seu desenvolvimento industrial, que não podia ser bloqueado pela burocracia.
Perante a afirmação do parágrafo anterior, aquela situação era declarada como interesse público com base na lei da época e acabava o proprietário Manuel Domingues Carneiro por ficar sem uma área considerável de terreno, como também outros proprietários da época iam perder importantes terrenos.
Hintze Ribeiro, importante figura política do século XIX, mais uma vez, proclamava decretos de lei relativamente ao desenvolvimento da Trofa e, sobretudo, para facilitar a construção de obras públicas que, mais uma vez, eram consideradas fundamentais para o desenvolvimento da localidade.
Uma visão com futuro que permitiu construir a rede viária da Trofa, que se manteve em exercício praticamente até ao momento com 140 anos não sofressem nenhuma alteração profunda no seu traçado, apesar de a Trofa ser dos concelhos com mais peso nas exportações nacionais, maior contributo óbvio para o PIB, como também o concelho com umas das maiores dinâmicas demográficas das últimas décadas.
Um século e meio de estagnação, num dos mais importantes setores que alavancam a economia, contribuindo para a construção da marca da Trofa da falta de condições elementares para alimentar e sustentar também o seu desenvolvimento.
Os proprietários ficavam sem centenas de metros quadrados, não tinham muito espaço para contestar até porque a Junta Consultiva de obras Públicas e Minas declarava a utilidade pública e urgente para a realização daquela ligação e daquela obra.
A Trofa ficava com uma ligação por rede rodoviária condigna pelo Vale do Ave e conseguia no seu território ligar essa mesma estrada a outro importante meio de desenvolvimento que era a republicana nacional 14.

Continuar a ler...

Edição 771

Festas de S. Bartolomeu em S. Romão

Publicado

em

Por

S. Romão do Coronado vai estar em festa de 24 a 28 de agosto. A romaria em honra de S. Bartolomeu promete animar a população, com um cartaz cultural recheado de momentos de animação musical.
No primeiro dia, 24 de agosto, a iluminação será ligada com acompanhamento da rusga das concertinas, às 21h30, e na noite seguinte, à mesma hora, sobe ao palco o grupo de música tradicional portuguesa “A Rapaziada”.
A 26 de agosto, a noite é dedicada ao folclore, com atuação dos ranchos folclóricos de S. Romão do Coronado e de S. Pedro de Roriz (Santo Tirso) e do Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Modivas (Vila do Conde).
O fim de semana arranca com o som do Grupo de Bombos Santa Maria de Gémeos (Guimarães), que vai percorrer as ruas da freguesia até ao fim da tarde de sábado. Às 22h00, o palco será de João Neto e Leonardo, com música sertaneja. À meia-noite, o céu ilumina-se com fogo de artifício.


A 28 de agosto, há espetáculo musical com a Orquestra Pentágono, às 21h30, e, para encerrar as festividades, mais uma sessão de fogo de artifício.
Do ponto de vista religioso, destaque para as eucaristias de 24 de agosto, às 20h00, e de 28 de agosto, às 10h00. Neste mesmo dia, há procissão em honra de S. Bartolomeu às 16h00.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);