quant
Fique ligado

Edição 771

? “Pontos de Amor” pôs gerações a criar arte urbana

Nas quatro peças de arte, Ana Martins decidiu “trabalhar padrões têxteis” para “fazer a relação entre gerações, os mais velhos que conhecem a técnica e os padrões e os mais novos que podiam relacioná-los com o pixel”.

Avatar

Publicado

em

Ponto a ponto se constrói, com amor artístico, o amor por uma comunidade. Os valores universais que regem a atividade da Cruz Vermelha estão expressos nas mais recentes peças artísticas que decoram a montra da sede da delegação da Trofa.
Um trabalho que surgiu no âmbito do projeto CLDS 4G, com a intervenção da artista Ana Martins, nome artístico Aheneah, que através do seu ponto-cruz descontextualizado, com linhas e pregos, cria arte urbana.
Ao longo de uma semana, Ana Martins contou com o apoio de cerca de 50 voluntários de várias idades, num trabalho feito na sede da Cruz Vermelha. Nas quatro peças de arte, Ana Martins decidiu “trabalhar padrões têxteis” para “fazer a relação entre gerações, os mais velhos que conhecem a técnica e os padrões e os mais novos que podiam relacioná-los com o pixel”. Por outro lado, também houve intenção de “incluir alguns valores da Cruz Vermelha e o lado mais humano, com um retrato, o olhar, que remete para a atenção dada à comunidade”.
Segundo Carla Lima, coordenadora do CLDS 4GIR Trofa, o “projeto inovador” surgiu da ideia de “várias gerações trabalharem o mesmo conceito artístico, juntamente com uma artista de renome nacional”. “No fundo, é mais um trabalho feito com a comunidade”, acrescentou.
José Oliveira foi um dos participantes e não escondeu a nostalgia que o invadiu, mal viu “as linhas coloridas”. “Lembrei-me da minha avó, que, quando eu tinha oito anos, colocava todos os netos a fazer tricot e croché. Achei este projeto muito bonito, foi um trabalho espetacular, gostei muito de trabalhar com a juventude e com as pessoas de mais idade, como eu”, testemunhou.
E como se tratou de um trabalho comunitário que promoveu o convívio geracional, a iniciativa ganhou simbolismo extra com a inauguração das obras a acontecer no Dia dos Avós, 26 de julho.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...