quant
Fique ligado

Edição 771

Senhora das Dores com dez dias de festa e andores na rua

Mónica Sintra é a cabeça de cartaz das festas de Nossa Senhora das Dores. A cantora atua na sexta-feira, dia 19 de agosto. DJ vão animar noitadas na Alameda, haverá comédia, tunas e fados de Coimbra. A procissão de domingo, 21 de agosto, é o ponto alto das celebrações religiosas.

Avatar

Publicado

em

Mónica Sintra é a cabeça de cartaz das festas de Nossa Senhora das Dores. A cantora atua na sexta-feira, dia 19 de agosto. DJ vão animar noitadas na Alameda, haverá comédia, tunas e fados de Coimbra. A procissão de domingo, 21 de agosto, é o ponto alto das celebrações religiosas.

Já é conhecido o programa das festas em honra de Nossa Senhora das Dores. Mesmo com reconhecida “dificuldade”, a comissão de festas representante dos lugares de Finzes Castêlo conseguiu garantir dez dias de animação, que terá como momentos altos a noite de sexta-feira, com concerto de Mónica Sintra, e a tarde de domingo, com o regresso, aos moldes habituais, da majestosa procissão, que terá na rua os dez andores gigantes que atraem sempre milhares de pessoas ao coração da cidade da Trofa.
Este ano, a festa estende-se do Parque Nossa Senhora das Dores até à Alameda, onde estarão instalados bares para atrair a população mais jovem. Aí, haverá DJ a rodarem música a partir da meia-noite, de 13 a 20 de agosto.
O programa tem início no sábado, dia 13 de agosto, com passe cales de tunas pelos cafés da cidade, a partir das 15h00, seguido de um festival de tunas, na Alameda da Estação.
A 14 de agosto, há música de Miguel Ângelo Costa e da banda Cão Voador, a partir das 21h30, na Alameda da Estação.
No feriado de 15 de agosto, a tarde começa com cantares ao desafio, pelas 15h30, seguidos do cortejo de Finzes. À noite, faz-se silêncio para se ouvir fados de Coimbra, também na Alameda, a partir das 22h00.
Os Sons e Cantares do Ave iniciam a noitada de 16 de agosto, com espetáculo às 20h30, na Alameda da Estação, onde estará também o palco para o show de comédia, com Miguel 7 Estacas e João Seabra, às 22h00.
Quarta-feira, dia 17, dá início à jornada musical a Banda da Trofa, com um concerto na Concha Acústica do Parque Nossa Senhora das Dores, às 20h00. Às 22h30, na Alameda, o palco é da responsabilidade Pearl Band, conjunto que faz tributo à banda britânica Pearl Jam.
A Concha Acústica recebe, às 21h00 de 18 de agosto, a Orquestra Ritmos Ligeiros. Na mesma noite, às 22h30, a banda The Cover Van atua na Alameda da Estação.
Na sexta-feira, às 22h00, Mónica Sintra enche o palco da Alameda, e o fim de semana é dedicado à Banda de Música da Trofa, que atua nos coretos do Parque Nossa Senhora das Dores, das 14h30 até à meia-noite de sábado, altura em que começa a sessão de fogo de artifício, na antiga ponte da Estrada Nacional 104. Já no domingo, a Banda dá entrada às 09h30, permanecendo por todo o dia, no Parque Nossa Senhora das Dores.
Como é tradição, a segunda-feira da Senhora das Dores é dedicada à feira das sementes, criada por D. João VI, e com a Banda de Música a atuar, também durante todo o dia, nos coretos.
A festa encerra ao meio-dia de terça-feira, 22 de agosto, com uma girândola de fogo de artifício.
Segundo Mário Moreira, presidente da comissão de festas, a ligação entre os parques e a Alameda da Estação far-se-á através de bancadas de artesanato. Haverá praças da alimentação nos dois espaços, assim como divertimentos. O responsável pelas festas abriu a porta a “algumas novidades” que podem surgir, “caso as condições financeiras o permitam”.

Comissão de festas quer superar expectativas na majestosa procissão

Apostada em ter o maior número de figurantes de sempre na majestosa procissão em honra de Nossa Senhora das Dores, a comissão de festas garantiu que os dez andores gigantes saem à rua, na tarde de domingo. O momento solene arranca às 17h00 a partir da Igreja Matriz de S. Martinho de Bougado, mantendo o trajeto conhecido desde que os parques da cidade foram unidos e requalificados.
Este é o momento mais esperado do programa religioso em honra de Nossa Senhora das Dores, que tem início no dia 13 de agosto, com a procissão de velas, às 21h00, a sair da Igreja Matriz em direção à Capela de Nossa Senhora das Dores, seguindo-se uma missa campal na concha acústica.
O setenário começa no dia 14 e repete-se, diariamente, às 19h30, na Capela, até ao dia 19 de agosto, terminando no sábado, dia 20, às 08h30.
No domingo, dia 21, além da procissão, há missa às 08h30, na Capela, e às 11h00, na concha acústica, celebra-se uma eucaristia solene em honra de Nossa Senhora das Dores.
Serão também celebradas missas na segunda e terça-feira, dias 22 e 23, às 08h30.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...