quant
Fique ligado

Ano 2008

Uma Vergonha: Para a Câmara Municipal a Freguesia do Muro não existe!

Avatar

Publicado

em

jose moreira da silva

Qualquer cidadão que queira visitar o nosso Concelho e se disponha a efectuar um passeio pela Net para conhecer melhor a Trofa, depara-se com uma situação no mínimo caricata mas de uma gravidade extrema. O site oficial da Câmara Municipal, cujo endereço é http://www.mun-trofa.pt/ tem na sua primeira página algumas indicações de como chegar à Trofa e nas diferentes secções tem a da "Cultura e Turismo", cujo endereço electrónico é: www.mun-trofa.pt/cultura.

   Quem entrar na secção da "Cultura", vai deparar-se com uma nova secção de "Turismo" que tem por endereço: www.mun-trofa.pt/cultura/turismo. De entre os vários itens que nos são propostos nesta secção, existe um que é de primordial importância para quem quer conhecer e obviamente, também visitar o Concelho da Trofa, que é a secção de "Locais a Visitar" que tem por endereço: www.mun-trofa.pt/cultura/turismo/locais-a-visitar. Aqui é que está a gravidade.

A Câmara Municipal da Trofa propõe a visita em Alvarelhos ao Castro; à Quinta do Paiço; ao Monte de Santa Eufémia e ao Museu de Arte Sacra. Apresenta inclusive uma foto sugestiva do Castro de Alvarelhos. Para Bougado (Santiago), sugere: Igreja Paroquial; Marcos Miliários; Alminhas; Cruzeiro e Monte de S. Gens. A foto sugestiva é a do Caneiro de Bairros. Quanto às sugestões para visitar Bougado (S. Martinho), são: a Igreja Matriz; a Capela Nossa Senhora das Dores; Alminhas e Cruzeiros. A foto estampada é a da Capela Nossa Senhora das Dores. Já para Coronado (S. Mamede) a Câmara Municipal sugere: Igreja Matriz; Cruzeiros; Mendões, Capela e Cruzeiro do Espírito Santo. Como foto sugestiva, coloca a do Cruzeiro junto à Igreja Matriz. As sugestões para Coronado (S. Romão), são: Igreja Paroquial; Capela de S. Bartolomeu e Capela de Stª. Eulália. A Foto é a da Igreja Paroquial. Para Covelas, sugere a Capela de S. Gonçalo e a Igreja Matriz e coloca a foto sugestiva da Igreja Paroquial. A finalizar esta página de "Locais a Visitar" do site oficial da Câmara Municipal, esta sugere para Guidões: Igreja; Estátua e Azulejos de S. João Baptista e Calvário. Como foto que se pretende sugestiva, é colocada a do Calvário. Ah! É verdade! Não se ficam por aqui as sugestões da Câmara Municipal, para visitar o Concelho da Trofa, pois também colocou na Galeria de Imagens, apenas mais quatro fotos referentes só à cidade da Trofa. Mais Nada!

E a Freguesia de S. Cristóvão do Muro, onde está? Neste site, não é referenciado um único local para visitar, mas na Freguesia, também existe: Igreja Matriz que até é um belo templo setecentista; Capela e Monte de S. Pantaleão que até é um local bastante aprazível; Quintas Senhoriais; Alminhas; Cruzeiros e Estátuas. Afinal, idêntico ao que têm também as outras Freguesias, para mostrar.

Como é que é possível a Câmara Municipal da Trofa, no seu site oficial, falar de todas as Freguesias e desconhecer a existência da Freguesia do Muro? Isto passa-se num dos Jornais Oficiais, neste caso electrónico, da Câmara Municipal, que já existe há muito tempo e há muito tempo tem esta situação grave, que não teve qualquer reparo técnico ou mesmo político!

A Freguesia do Muro não é a Freguesia mais pequena do Concelho da Trofa, quer em termos territoriais, quer em termos populacionais, mas tem sido brindada pelo orçamento camarário com um vergonhoso último lugar na lista de intenções de investimentos por Freguesias. Já não bastava a descriminação orçamental e outras, para agora também ser descriminada no aspecto de pertença ao Concelho! Será que já se esqueceram que foi no Muro que existiu a única sede oficial da "Comissão Promotora do Concelho da Trofa" e que foi da Freguesia do Muro que partiu toda a organização para no dia 19 de Novembro de 1998 se "Ir a Lisboa Buscar o Concelho"? Ou será por isso?

Onde anda a Oposição? E os Autarcas da Freguesia do Muro ainda não repararam?… Ou será que a Freguesia do Muro não pertence mesmo à Trofa? Uma Vergonha!?!

 

José Maria Moreira da Silva

moreira.da.silva@sapo.pt

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...