quant
Fique ligado

Ano 2008

Trofa promove Semana Sénior

Avatar

Publicado

em

 Promover a actividade física na população idosa do concelho, é o objectivo da Câmara Municipal da Trofa que organiza a quarta edição da Semana Desportiva Sénior. A iniciativa dedicada aos seniores do concelho começa este sábado e termina a 27 de Junho.

 Durante uma semana a autarquia trofense, através do pelouro de Desporto, propõe aos seniores trofenses diversas actividades, algumas ao ar livre, de forma a fomentar a prática desportiva, promovendo o convívio entre a população idosa do concelho.

O primeiro dia dedicado ao desporto sénior, este sábado, será passado na Santa Casa da Misericórdia, entre as 16.30 e a 18 horas, com uma aula prática de Boccio Sénior e actividades de demonstração desta modalidade.

A 23 de Junho, a Associação Muro de Abrigo abre as suas portas para receber uma tertúlia com a temática: "A prática de exercício físico na idade adulta". Neste dia serão abordadas as vantagens do exercício físico junto dos mais idosos e os benefícios que traz para a sua condição física e a sua saúde. Para além desta tertúlia está prevista, ainda, uma aula prática de ginástica de manutenção. As actividades decorrerão entre as 15 e as 17 horas.

No Dia em Movimento, 25 de Junho, entre as 10 e as 17 horas, no Parque Nossa Senhora das Dores servirá para a prática de actividades ao ar livre, com a realização de um piquenique. Estão já programadas múltiplas actividades para este dia: ginástica, taichichuan, jogos tradicionais, dança folclórica, Boccia sénior, actividades de formação, oficinas de reutilização de material, pintura, aulas de defesa pessoal. Antes do esforço físico os seniores trofense poderão efectuar um pequeno rastreio no Trofa Bus. Ao longo do dia haverá ainda espaço para pequenas exposições espalhadas pelo parque.

A semana sénior continua a 26 de Junho, com uma aula prática de Taichichuan, no Lar Padre Joaquim Ribeiro, entre as 15 e as 16 horas. Com o tempo quente, a autarquia programou uma caminhada em todas as freguesias. Assim entre as 21 e as 22 horas, os idosos das várias freguesias poderão acompanhar os técnicos da autarquia numa pequena caminhada pela sua freguesia. Na freguesia de S. Martinho de Bougado o local da concentração será no Parque Nossa Senhora das Dores, em S. Mamede do Coronado, no Largo de Feira Nova, em S. Romão do Coronado, na Capela de S. Bartolomeu, em Covelas, na capela de S. Gonçalo, nas restantes freguesias o ponto de encontro será junto à Igreja Matriz.

O último dia dedicado à festa desportiva sénior termina com o mega Sarau Desportivo Sénior, entre as 15 e as 17 horas, no Pavilhão Desportivo da Escola EB 2,3 de S. Romão do Coronado. Os seniores que frequentam as aulas de ginástica de manutenção ao longo do ano, terão a oportunidade de demonstrar o que foram aprendendo nas aulas, através de coreografias ensaiadas com os professores da autarquia. Para este sarau, além da participação dos seniores trofenses, a autarquia convida seniores de concelhos vizinhos a participarem e mostrarem as suas coreografias. No final haverá um lanche convívio entre todos os participantes.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal da Trofa, procura fomentar a prática desportiva ao ar livre, aumentar a interacção social, diminuir o isolamento, ocupando os tempos livres dos seniores, ao mesmo tempo que se diminuem e atenuam os factores de risco do envelhecimento.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...