quant
Fique ligado

Ano 2009

Trofa comemora Dia Mundial da Alimentação

Avatar

Publicado

em

frutajpg

frutajpg

No dia em que mundialmente se reforçam os cuidados a ter para uma  alimentação saudável, a Câmara Municipal da Trofa e a FAP – Federação das Associações de Pais da Trofa distribui em todas as escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do concelho uma brochura que apela sobretudo à redução do consumo de sal nas refeições.

Por todo o país também foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação com vários tipos de iniciativas.

Dedicado este ano ao tema “Conseguir a Segurança Alimentar em Tempos de Crise”, o Dia Mundial da Alimentação foi assinalado pela agência da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) com um alerta: O objectivo de diminuir drasticamente o número de pessoas com fome até 2015 só será alcançado se o apoio e o investimento na agricultura aumentarem significativamente a curto prazo.

O relatório “Estado da Insegurança Alimentar – 2009” da FAO diz que a diminuição do apoio e do investimento na agricultura tem provocado um aumento constante do número de desnutridos há mais de uma década, mesmo antes de a crise económica mundial ter elevado o número de pessoas com fome além da barreira dos mil milhões.

De acordo com a Agência Lusa, em Portugal, o dia será comemorado em Lisboa, onde a Associação Portuguesa dos Dietistas (APD) vai estar em alguns centros comerciais, onde irá fazer uma “avaliação” das escolhas saudáveis dos portugueses à hora do almoço.

A Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica e a European Nutrition for Health Alliance, com o apoio da Nutricia Advanced Medical Nutrition, apresenta os resultados do Estudo NutriAction 2009, que aferiu os valores da malnutrição em Portugal em hospitais, centros de saúde, lares de idosos e farmácias, na população com mais de 18 anos.

Outros estudos – o “Relatório Final do Estudo de Prevalência da Obesidade Infantil e dos Adolescentes em Portugal Continental” e o “Estudo Nacional da Obesidade Infantil” – serão apresentados num workshop da Plataforma contra a Obesidade e do movimento Energia Positiva.

A Associação Portuguesa dos Nutricionistas assinala a efeméride com a apresentação oficial do Nutrition Awards, que visa premiar o trabalho desenvolvido em diferentes vertentes da Nutrição.

Também a Liga Portuguesa contra a Sida se associa ao dia, com um curso de nutrição para pessoas infectadas ou afectadas pelo vírus. As sessões visam sensibilizar para a necessidade de uma alimentação cuidada entre a população em geral e, em particular, por quem sofre de VIH/Sida.

Publicidade

A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) e a Associação Portuguesa de Produtores de Flocos de Cereais juntaram-se para assinalar a data com a iniciativa “Pais voltam à escola… para tomar pequeno-almoço”. Na escola estarão nutricionistas para explicarem os benefícios do pequeno-almoço e as consequências da sua omissão.

O 1º Congresso Infantil “Amigos Hortícolas”, organizado pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e a Escola Soares dos Reis, vai envolver toda a comunidade escolar, incluindo um nutricionista, os professores, os alunos e a família. Ali, os congressistas são crianças em idade escolar e a assistência são os pais e professores. 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...