quant
Fique ligado

Ano 2008

Trofa apoia alunos do primeiro ciclo

Avatar

Publicado

em

Cerca de 580 crianças do primeiro ciclo do ensino básico do concelho da Trofa vão receber gratuitamente os manuais escolares para o ano lectivo 2008/2009. Segundo a autarquia "esta iniciativa visa a promoção da democratização do ensino e o combate a alguma pobreza envergonhada" no concelho.

escolas_trofa.jpgTendo em conta que os livros são uma grande despesa para os pais, no início de cada ano lectivo, a autarquia disponibilizará os manuais que se utilizam em todas as escolas do primeiro ciclo do ensino básico da Trofa.

Este programa de apoio escolar vai oferecer os manuais escolares a estes os alunos carenciados. A medida vai chegar a 580 crianças trofenses.

"A educação e a qualificação dos cidadãos constituem um pilar fundamental do desenvolvimento do concelho da Trofa. Neste sentido, estando ciente que a implementação de politicas activas de apoio à educação são cruciais para a consolidação da democracia e para o desenvolvimento transversal e sustentado, a Câmara Municipal da Trofa promove activamente a qualidade da educação nos estabelecimentos de ensino locais, contribuindo para o fortalecimento da coesão social do concelho", explicou a autarquia em comunicado.

Paralelamente, a deslocação dos estudantes para as escolas também merece a atenção da autarquia, que tem assegurado a oferta de transporte a 1940 alunos do ensino básico e secundário. Assim, "a autarquia comparticipa a 100 por cento os transportes dos alunos que frequentam o ensino obrigatório e a 50 por cento os alunos que frequentam o ensino não obrigatório".

Quanto à alimentação a Câmara Municipal aprovou a atribuição de apoios financeiros e a celebração de parcerias institucionais com as associações de pais e os agrupamentos de escolas. Este plano alimentar já chegou a 90 por cento dos alunos e permitiu o apetrechamento das cantinas e refeitórios, a elaboração de ementas equilibradas e a formação de quem trata dos alimentos.

O programa de apoio escolar da autarquia possibilita ainda a todos os alunos do ensino pré-escolar a oferta do prolongamento de horário, bem como a frequência de Actividades de Enriquecimento Curricular a 98 por cento dos alunos do primeiro Ciclo do Ensino Básico, podendo usufruir de sessões de Expressão Plástica, de Ensino de Inglês, de Ensino da Música, de Actividade Física e Desportiva.

O Gabinete Municipal de Acompanhamento Psicológico e Pedagógico faz ainda o acompanhamento de 370 alunos e são já mais de 90 por cento os alunos que participam no Programa Educação para a Saúde com rastreios de ORL (incluindo audiograma tonal e ósseo), Oftalmologia (incluindo acuidade/visual, pressão ocular, desvios oculares, fim do olho, exame com lâmpada de fenda) e Cardiologia (com inclusão de ECG de 12 derivações).

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...