Cerca de 580 crianças do primeiro ciclo do ensino básico do concelho da Trofa vão receber gratuitamente os manuais escolares para o ano lectivo 2008/2009. Segundo a autarquia "esta iniciativa visa a promoção da democratização do ensino e o combate a alguma pobreza envergonhada" no concelho.

escolas_trofa.jpgTendo em conta que os livros são uma grande despesa para os pais, no início de cada ano lectivo, a autarquia disponibilizará os manuais que se utilizam em todas as escolas do primeiro ciclo do ensino básico da Trofa.

Este programa de apoio escolar vai oferecer os manuais escolares a estes os alunos carenciados. A medida vai chegar a 580 crianças trofenses.

"A educação e a qualificação dos cidadãos constituem um pilar fundamental do desenvolvimento do concelho da Trofa. Neste sentido, estando ciente que a implementação de politicas activas de apoio à educação são cruciais para a consolidação da democracia e para o desenvolvimento transversal e sustentado, a Câmara Municipal da Trofa promove activamente a qualidade da educação nos estabelecimentos de ensino locais, contribuindo para o fortalecimento da coesão social do concelho", explicou a autarquia em comunicado.

Paralelamente, a deslocação dos estudantes para as escolas também merece a atenção da autarquia, que tem assegurado a oferta de transporte a 1940 alunos do ensino básico e secundário. Assim, "a autarquia comparticipa a 100 por cento os transportes dos alunos que frequentam o ensino obrigatório e a 50 por cento os alunos que frequentam o ensino não obrigatório".

Quanto à alimentação a Câmara Municipal aprovou a atribuição de apoios financeiros e a celebração de parcerias institucionais com as associações de pais e os agrupamentos de escolas. Este plano alimentar já chegou a 90 por cento dos alunos e permitiu o apetrechamento das cantinas e refeitórios, a elaboração de ementas equilibradas e a formação de quem trata dos alimentos.

O programa de apoio escolar da autarquia possibilita ainda a todos os alunos do ensino pré-escolar a oferta do prolongamento de horário, bem como a frequência de Actividades de Enriquecimento Curricular a 98 por cento dos alunos do primeiro Ciclo do Ensino Básico, podendo usufruir de sessões de Expressão Plástica, de Ensino de Inglês, de Ensino da Música, de Actividade Física e Desportiva.

O Gabinete Municipal de Acompanhamento Psicológico e Pedagógico faz ainda o acompanhamento de 370 alunos e são já mais de 90 por cento os alunos que participam no Programa Educação para a Saúde com rastreios de ORL (incluindo audiograma tonal e ósseo), Oftalmologia (incluindo acuidade/visual, pressão ocular, desvios oculares, fim do olho, exame com lâmpada de fenda) e Cardiologia (com inclusão de ECG de 12 derivações).