quant
Fique ligado

Ano 2008

TCA provoca gosto pelo teatro

Avatar

Publicado

em

tca

"Vamos ao Teatro", foi o tema de mais um Fórum TCA – Trofa Comunidade de Aprendentes que decorreu na passada sexta-feira. António Fonseca, professor do Curso de Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra e orador no Fórum salientou que "a aprendizagem é uma provocação".

   "A ideia surge sempre todos os meses, porque todos os meses há um fórum e os temas são sempre planeados", comentou Maria Rocha, responsável pelo Fórum onde estiveram um grupo de alunos de Covelas e um grupo de alunos do Curso de Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra.

"Vamos ao Teatro", foi o tema de mais um Fórum TCA – Trofa Comunidade de Aprendentes que decorreu na passada sexta-feira na Quinta da Azenha,em Guidões.

Através destes encontros Maria Rocha acredita que as pessoas "aprendem a relacionar-se umas com as outras e depois, como é o caso de hoje (sexta-feira) também vão aprender alguma coisa sobre teatro, de uma maneira muito acessível".

O orador convidado foi o professor e actor António Fonseca que salientou a importância da aprendizagem como uma provocação. "Porque a aprendizagem é uma provocação, mais do que meter para a caixa do conhecimento, se o que eu disser provocar as pessoas, é fantástico", afirmou.

Decidiu participar em mais um Fórum do TCA "por não resistir às coisas informais, espontâneas e verdadeiras e até porque eu nasci no antigo concelho de Santo Tirso, portanto há uma certa ligação afectiva", contou.

Rosa Lage, voluntária do TCA e responsável pelo grupo de jovens de Covelas, frisou: "Quanto a este grupo acho que eles têm vindo a crescer, a ter mais responsabilidade, aprenderam a gostar mais de teatro porque não tinham nenhuma noção do que era e gostam muito mais de teatro, perceberam que o teatro tem regras. Acho que estão mais unidos, mais amigos e mais interessados pelo tema".

A celebrar quase dois anos este grupo do concelho soma já algumas peças de teatro, um curso de Fotografia e algumas festas. No Fórum fizeram questão de apresentar uma peça com algum significado para todos: "Uma Aventura na Penha". "Esta peça foi precisamente vivida por eles, quando fomos à Penha, foi o nosso primeiro grande encontro", explicou a professora.

Para além da peça de teatro, puderam ser ainda discutidos, numa conversa informal, vários assuntos relacionados com o Teatro.

O próximo Fórum será no dia 11 de Abril, com o tema das Novas Tecnologias, a realizar-se em S. Martinho de Bougado, na Trofa.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...