

Ano 2010
Silêncio no Centro Comunitário para cantar o Fado
Noite de fados no Centro Comunitário da Trofa – ASAS reuniu dezenas de pessoas. Iniciativa pretendia angariar fundos para o lançamento de um CD do Grupo de Cantares Saberes C(OM) Sentidos.
À guitarra portuguesa estava José Maria Paiva e ao lado com a viola Raul Rocha. Esperava-se uma noite de fados memorável no Centro Comunitário da Trofa – ASAS com os fadistas Natividade, Joaquim Oliveira, Ercília Araújo, Fernando Jorge Costa e Joaquina Rodrigues, que de forma solidária se associaram a esta iniciativa.
O objectivo era angariar fundos para o lançamento de um CD com as músicas interpretadas pelo Grupo de Cantares Saberes C(OM) Sentidos. A sala estava completa de amantes do estilo musical tipicamente português que se associaram à causa e fizeram silêncio para se cantar o fado.
“A ideia desta iniciativa era angariar alguns fundos que possam de alguma forma promover o lançamento de um CD que está previsto para meados deste ano, está tudo praticamente preparado nesse sentido”, esclareceu José Paulo Nunes, coordenador do Centro Comunitário da Trofa.
Este é um projecto que enche de orgulho cada um dos elementos do grupo que canta música popular portuguesa, mas sobretudo um “objectivo do colectivo” composto por 38 pessoas, com idades entre os 50 e os 80 anos de idade que ocupam os seus tempos no Centro Comunitário.
A adesão à noite de fados deixou a porta aberta para novas ideias, que já estão a ser estudadas pelo grupo para que possam realizar todos o sonho de gravar o CD. “Temos outras iniciativas pensadas que de alguma forma ainda estão a ser discutidas no grupo. Mas neste momento é cedo para avançarmos com as ideias”, adiantou o responsável.
O CD será “lançado em meados deste ano”, mas “atrás deste projecto podem vir outros”, garantiu José Paulo Nunes.
Ano 2010
Tradição de porta em porta

O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado mantém viva, ano após ano, a tradição de cantar as janeiras de porta em porta, levando o folclore da região a todas as casas.
Ano 2010
Arte em quatro rodas

Francisco Maia tem uma oficina de restauro diferente: recupera automóveis antigos há mais de 20 anos.
-
Região2 semanas atrás
Criançada, há uma aldeia aquática à vossa espera em Fornelo até domingo
-
Edição 7682 dias atrás
📷 Participação em novela reacende sonho de Pedro em representar
-
Trofa1 semana atrás
Acidente condiciona circulação na EN14
-
Trofa4 dias atrás
Empresa sueca compra grupo Frezite
-
Trofa4 dias atrás
Homem em prisão preventiva após agressões à mãe
-
Edição 7686 dias atrás
Procuram-se figurantes para procissão da Senhora das Dores
-
Edição 7687 dias atrás
Trofa Urban Race regressa à cidade
-
Trofa1 semana atrás
Escola Secundária da Trofa – Oferta Formativa para 2022/2023