Porque rir é o melhor remédio, a ASAS e o Centro Comunitário da Trofa, organizaram no dia 12 de Janeiro um Workshop do yoga do riso. Esta iniciativa juntou cerca de 80 participantes, que passaram uma tarde a rir.

Cerca de 80 pessoas riram durante uma tarde no Centro Comunitário da ASASUma boa gargalhada, reforça o sistema imunitário, combate as infecções, ajuda o corpo a lutar contra o "stress", emagrece e fortalece os músculos do estômago, liberta endorfinas no cérebro, o analgésico natural do corpo, mantém o rosto jovem e aumenta a beleza física, dilata o tórax e melhora a respiração, favorece o relacionamento social, aumenta a criatividade e a produtividade, facilita a tomada de decisões e melhora a auto-estima.

Este conjunto de factores levou a ASAS- Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, em conjunto com o Centro Comunitário da Trofa a organizar um workshop de formação de yoga do riso. Esta iniciativa juntou cerca de 80 participantes, que passaram uma tarde a rir.

A técnica surgiu em 1995, pelo médico  Dr. Madan Kataria. O yoga do riso é baseado no yoga oriental e em novos conhecimentos científicos, sendo que o objectivo é que os participantes riam. No início, o riso poderá ser induzido por meios artificiais, mas logo se transforma em algo absolutamente espontâneo.

Joanne Gribler (Ana Banana), Doutora do riso, explicou ao NT que o riso é completamente natural, "a ideia de que o riso vem da comédia é completamente falsa, mas para isso precisamos de fazer um pequeno truque que é brincar a rir para que saia o riso verdadeiro. É rir por nada, o riso é o melhor remédio e nós precisamos de rir mais". Este tipo de workshop de iniciação "é adequado a pessoas que nunca ouviram falar do yoga do riso", porque segundo Ana Banana, "é muito difícil praticar yoga do riso em casa, para a primeira vez sugiro que as pessoas se dirijam ao clube mais perto". Depois da primeira experiência em grupo o treino pode ser feito em casa, "mas rir sozinho não tem tanta graça, e as pessoas até pensam que estão a ficar malucas", brincou Ana, salientando que "o importante é rir, para transformar emoções".

A ideia da realização do workshop surgiu por iniciativa de Paula Reis, coordenadora pedagógica do ASAS. "Tomei conhecimento desta técnica e achei interessante, pesquisei sobre isto, consegui contactar com a escola de yoga do riso e cheguei à líder do yoga do riso, a Ana Banana", declarou.

Para além de esta ser uma actividade inovadora no concelho da Trofa, o objectivo era juntar várias gerações e ensiná-las a "gerir as emoções de forma positiva", afirmou a coordenadora.

Sendo este, um workshop de divulgação, a ASAS irá lançar agora uma formação certificada em Yoga do Riso, para todos os que queiram aprender a rir.