quant
Fique ligado

Ano 2008

Rapidinhas

Avatar

Publicado

em

jose moreira da silva

Ninguém compreende em Portugal, que quando o petróleo sobe, o preço dos combustíveis subam, mas quando o petróleo desce, o preço dos combustíveis não acompanham a descida. Esta atitude inteligente e sem controle, faz com que em tempo de crise acrescida com as oscilações do preço do petróleo, as empresas do sector, que têm tido lucros fabulosos, estão a aumentar os seus lucros em um milhão de euros por dia! O governo e a entidade reguladora nada fazem, pois… quem paga, são os do costume!?!

   Por falar em gasolineiras, a criminalidade violenta aumentou cerca de 15 por cento nos primeiros seis meses deste ano, relativamente ao mesmo período do ano transacto. Os postos de abastecimento de combustíveis e os bancos, têm sido o alvo preferido dos assaltos, pois toda a gente sabe e os criminosos muito mais, onde está o nosso dinheiro. Será coincidência que esta escalada da criminalidade aconteça menos de um ano depois das alterações ao… Código Penal (CP) e ao Código de Processo Penal (CPP)!?!

Existe um processo que prevê a transferência de 4.800 agentes das forças de segurança que actualmente desempenham funções administrativas, para o terreno, mas até ao momento só foram transferidos cerca de duzentos agentes e até ao final do ano não se prevê que nem metade vão mudar de funções. "Bem prega, Frei Tomás"! Foi também anunciado que, nesta legislatura, vão ser admitidos um total de 4.400 agentes para as forças de segurança, mas o que não é dito é que… em apenas três anos, já saíram perto de 5.000!?!

É preciso controlar as finanças públicas, é dito publicamente mas a seguir o que se faz é típico de um centralismo atroz. Não há lançamento do concurso público para o prolongamento do metro à Trofa, mas a "Sociedade Frente Tejo" que é formada por capitais públicos, que vai reabilitar e requalificar a zona ribeirinha de Lisboa, tem um orçamento de 145 milhões de euros para executar a obra… de um plano que ninguém discutiu!?!

Uma aluna de uma Escola Secundária, reclamou uma nota que tinha tido "sofrível". Quem manda nestas coisas, decidiu subi-la para excelente. Os professores dessa escola, utilizando o mesmo critério, subiram as notas de todos os alunos para excelente e assim, deverá aparecer no ranking, como uma das melhores escolas do país. Essa escola, não tem alunos com más notas… só excelentes!?!

A crise económica e financeira, é infelizmente, uma realidade dos nossos dias mas os responsáveis persistem em ocultar e subestimar. As previsões oficiais continuam a apontar para… o crescimento económico nacional!?!

Foi anunciado a criação, nesta legislatura, de 130 mil postos de trabalho mas o boletim do Instituto Nacional de Estatística deste mês, diz que foram criados apenas 71 mil postos de trabalho. A verdade é que dezenas de milhar de portugueses foram para o estrangeiro procurar as oportunidades que o país não lhes dá. O desemprego, que já ultrapassa o meio milhão, tem vindo a aumentar, mas é uma realidade para esconder. Escamoteiam-se os números reais, enviam-se os desempregados para cursos obrigatórios de formação profissional e assim não contam para as estatísticas. É uma atitude inteligente, idêntica à das gasolineiras… Quando nasce uma nova empresa, os postos criados, contam na contabilidade da promessa eleitoral dos 150.000 postos de trabalho prometidos, mas as falências e fechos de empresas que mandam os trabalhadores para o desemprego… não contam nessa contabilidade!?!

E como diz a cantiga: «Assim se faz Portugal! Uns vão bem e os outros mal!…»

  José Maria Moreira da Silva

moreira.da.silva@sapo.pt

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...