quant
Fique ligado

Ano 2008

“Operação Sucateiras” da GNR deteve duas pessoas

Avatar

Publicado

em

ferro-velho.jpg

A “Operação Sucateiras 2008” levada a cabo pela GNR fiscalizou 325 instalações de ferro-velho, de que resultaram 261 autos de contra-ordenação e dois detidos, pela posse deferro-velho.jpg quatro veículos furtados.  As sucateiras de todo o país foram fiscalizadas pelo Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA), da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Segundo a Agência Lusa, para além dos detidos foram levantadas contra-ordenações de cerca de 1,5 milhões de euros. Os militares envolvidos na operação encontraram ainda diversas situações ilegais com veículos em fim de vida.

Jorge Amado, oficial responsável pelo SEPNA,  explicou que a operação consistiu na verificação “dos licenciamentos, da gestão correcta dos resíduos e do seu armazenamento, incluindo os ácidos, óleos, pneus e plásticos”.

O militar da Guarda disse “existirem situações preocupantes”, como por exemplo das “baterias de automóvel, com ácido, em contacto directo com a terra”, correndo o risco de poluição dos lençóis de água.

“A zona centro do país foi a que registou mais infracções” tendo sido referenciadas pelo SEPNA sobretudo a “falta de licenças de exploração, ocupação ilegal de espaços e a gestão e armazenamento incorrectos de resíduos perigosos”, afirmou.

A “Operação Sucateiras”, que teve início na madrugada de terça-feira, mobilizou mais de 500 militares, em todo o território nacional, desencadeou investigações que vão continuar durante as próximas semanas.

PSP de Santo Tirso detém ladrões de cosméticos

Dois homens, de 28 e 30 anos, foram detidos pela PSP de Santo Tirso esta segunda-feira depois de  terem roubado de um camião 52 caixas de perfumes e cosméticos de várias marcas. Ao veículo pesado que se encontrava estacionado na Rua Estrela, em Santo Tirso, foi-lhe cortado o toldo lateral, por onde foram retiradas as caixas de produtos de beleza. Segundo a PSP, o material furtado foi encontrado  numa carrinha da marca Fort Transit, na qual os dois indivíduos se faziam transportar.

Acusados de crimes contra o património, os detidos foram presentes à autoridade judicial para interrogatório e aplicação das medidas de coacção adequadas. De acordo com fonte policial um dos indivíduos, com um mandado de detenção, ficou em prisão preventiva.

Detido em flagrante delito

Publicidade

Um jovem de 17 anos foi detido pela GNR da Trofa, na passada quinta-feira depois de ter roubado uma senhora, com idade compreendida entre os 50 e os 60 anos, pelo método esticão. Os militares que se encontravam a patrulhar a zona junto à Igreja Nova da Trofa aperceberam-se que o indivíduo acabara de roubar a mala da senhora e seguiram-no até o interceptar. Os bens da vítima foram recuperados e o indivíduo, residente em Santo Tirso e já reincidente neste tipo de crimes foi presente ao juiz, aguardando agora julgamento em liberdade.

Operação da GNR deteve oito pessoas em Vila do Conde

A GNR de Santo Tirso deteve quatro pessoas por posse ilegal de armas e outras quatro por condução sob efeito de álcool. A operação de combate à criminalidade, decorreu na madrugada da passada quinta-feira em Vila do Conde. Foram ainda apreendidos dois bastões, uma arma tipo borboleta e uma lata de spray de gás pimenta. Segundo fonte policial, durante a acção, foram também identificados três indivíduos por posse de haxixe e marijuana, apreendida uma viatura ligeira de mercadorias, e a sua carga, por o condutor não possuir as respectivas guias de transporte dos artigos e levantados 52 autos de contra-ordenação por infracções ao Código da Estrada.

Assalto a ourivesaria do Trofashoping

Dois colares e uma pulseira em ouro, no valor total de 6,500 euros, foi o que duas mulheres de etnia cigana furtaram da ourivesaria no interior do Trofashoping, na passada quinta-feira. Ao que tudo indica as mulheres escolheram as três peças de ourivesaria com a funcionária da loja, pediram para fazer um embrulho e enquanto a funcionária se voltou para o outro lado do balcão, as senhoras levaram os dois colares e a pulseira e puseram-se em fuga.

Furtos de viaturas continuam na Trofa

Os furtos de veículos continuam na Trofa. Desde o dia 11 de Setembro mais duas viaturas e um ciclomotor foram furtados em três freguesias diferentes do concelho. Na madrugada do dia 11 de Setembro foi furtada uma carrinha da marca Mitsubishi na Rua José Moura Coutinho, na freguesia do Muro. Já na freguesia vizinha, em Alvarelhos, no Monte de Santa Eufémia, no dia 15 foi furtado um ciclomotor junto à residência do proprietário. O último ocorreu esta terça-feira na Rua António Augusto Pires de Lima, em S. Martinho de Bougado. Entre as 21 e as 23 horas foi furtada uma carrinha da marca Toyota Hiace.

Apanhado sem carta e com com taxa de álcool superior à permitida

Não tinha seguro no veículo, nem carta de condução e acusava uma taxa de álcool superior à permitida por lei. Como se ainda não bastasse o indivíduo causou um acidente, em S. Martinho de Bougado, na passada sexta-feira. A GNR esteve no local e de imediato detiveram o indivíduo e apreenderam os documentos do veículo.   

Campinhos Park assaltado

Publicidade

Os assaltos a estabelecimentos comerciais da Trofa continuam, desta vez foi ao restaurante Campinhos Park, na Rua Abade Joaquim Pedrosa, na passada sexta-feira. Eram cerca das 0.50 horas quando os indivíduos partiram o vidro da porta principal e furtaram a caixa registadora que continha 350 euros em dinheiro. Os amigos do alheio tentaram ainda levar o LCD que se encontra na parede do estabelecimento, mas não conseguindo desprendê-lo da parede, puseram em fuga. A GNR esteve no local e tomou conta da ocorrência.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...