quant
Fique ligado

Ano 2008

Semana da Mobilidade promove boas práticas ambientais e de saúde

Avatar

Publicado

em

rastreio-(9).jpg

Apesar de não ser um concelho poluído, a Trofa aderiu à Semana Europeia da Mobilidade 2008. Assim até  22 de Setembro, a autarquia promove um conjunto de iniciativas amigrastreio-(9).jpgas do ambiente. Para além da Trofa mais de 1500 as cidades e vilas europeias estão associadas à Semana Europeia da Mobilidade, sendo que 83 delas são portuguesas.

“Ar limpo para todos” é o tema do ano 2008 para esta iniciativa que começou com a realização de rastreios gratuitos da glicemia, colesterol e tensões arteriais, esta terça-feira, no Parque Nossa Senhora das Dores.  

No Trofa Bus estiveram várias dezenas de utentes que aproveitaram a inciativa para verificar o estado de saúde e receber alguns concelhos da nutricionista. Berta Campos, foi uma das trofenses que participou na iniciativa pois devido “à idade um bocadinho avançada”, 57 anos, preocupa-se, principalmente com os níveis de colesterol. Depois do rastreio confirmou aquilo que os vários exames que faz ao longo do ano já lhe disseram: “Normalmente tenho o colestrol alto e tenho cuidado com a alimentação, mas hoje fiz o rastreio e vi que continuo com o colesterol alto. Por isso a médica disse para eu ter mais cuidado com a alimentação e deu-me alguns conselhos”, explicou.

Para além dos cuidados com a alimentação, Berta Campos aproveita todas as oportunidades para praticar exercício físico, por isso considerou as iniciativas promovidas no âmbito da semana da mobilidade, “uma mais valia”.

Sempre atentas as três enfermeiras do Hospital da Trofa e a médica nutricionista da Câmara Municipal vão atendendo os utentes por ordem de chegada, “na maioria idosos”, adiantou Angelina Cruz, uma das enfermeiras de serviço.

Durante o dia surgiram, segundo a profissional de saúde,  “várias pessoas com bastantes alterações nos níveis de colesterol, ou seja, têm mais problemas com a alimentação e a falta de exercício físico também é um problema, embora agora já se comece a andar mais a pé”.

A consciencialização para as boas práticas ambientais também faz parte das actividades para a semana da mobilidade no concelho da Trofa com a sensibilização para a poluição sonora (com medições de ruído ao longo do dia na Rua Conde S. Bento). Paralelamente muita animação de rua, uma exposição de veículos alternativos, uma caminhada pelo concelho e um passeio de bicicleta por todas as freguesias. A 22 Setembro, a iniciativa “No concelho da Trofa sem carro” marcará o dia com o trânsito a ser cortado na principal artéria do concelho, a Rua Conde S. Bento, entre as 9 e as 18.30 horas.

Em entrevista ao NT, António Pontes, vereador do pelouro do Ambiente já adiantou que “a Trofa não é uma cidade muito poluída”, no entanto “tem alguns problemas pontuais em alguns trajectos no interior da cidade que estão muito sobrecarregados. Quer a EN 14, quer a EN 104, mas em especial a EN 14 em todo o seu percurso no interior da cidade está muito sobrecarregada a nível de gases que são transmitidos para a atmosfera”.

Mais de 1500 as cidades e vilas europeias estão associadas à Semana Europeia da Mobilidade, sendo que 83 delas são portuguesas.

Isabel Moreira Pereira

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...