quant
Fique ligado

Edição 574

Projeto que alertou pais para importância das cadeirinhas com “balanço positivo”

Avatar

Publicado

em

IMG 1237

Diretora e enfermeiras do Agrupamento de Centros de Saúde Santo Tirso/Trofa reuniram com parceiros para fazer o balanço de três anos do projeto “Crescer em Segurança”.

Três anos se passaram do projeto “Crescer em Segurança”, que é desenvolvido pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Santo Tirso/Trofa, no âmbito da  Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020) e do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes. Elsa Silva e Sandra Pinto são as enfermeiras que encabeçam o projeto que tem como objetivo principal “promover a segurança rodoviária”. Uma das medidas mais aconselhadas é “o uso sistemático e adequado de sistemas de retenção (cadeirinhas) no transporte de bebés e crianças”, assim como o uso do cinto de segurança, uma vez que “é na idade dos 14/15 aos que os acidentes rodoviários continuam a ter mais impacto na causa de morte”, expicou Ana Tato, diretora do ACeS Santo Tirso/Trofa, após uma reunião em que todos os parceiros estiveram presentes para fazerem o balanço de três anos de projeto.
“O balanço é muito positivo. Este projeto traz-nos melhores conhecimentos sobre como melhor sensibilizar os utentes a práticas de prevenção. Trabalhamos com as grávidas desde o início, na primeira fase de infância e na passagem das diferentes cadeirinhas para passar a melhor informação, não só aos pais como também aos avós e restante família que cuida das crianças”, sublinhou Ana Tato.
Tanto nas consultas como noutras ações descentralizadas, o ACeS dissemina a mensagem de que mais vale prevenir do que remediar e que o pensamento de que “não é preciso colocar na cadeirinha porque é só até ali ao próximo quarteirão” não está correto. Um estudo da Organização Mundial de Saúde refere que, “se bem instalados e adequados ao peso e idade da criança, os sistemas de retenção (cadeirinhas) podem reduzir o risco de morte entre 54 e 80 por cento, em caso de acidente”. Para o desenvolvimento de diversas iniciativas, o ACeS contou com o apoio de várias entidades, como a Guarda Nacional Republicana, a Polícia de Segurança Pública, as associações de pais e as autarquias, que Ana Tato considerou “imprescindíveis” para o sucesso do projeto.
A reunião serviu ainda para projetar o que será desenvolvido no futuro e “melhorar procedimentos” para chegar a mais pessoas.
O jornal O Notícias da Trofa é um dos parceiros do projeto “Crescer em Segurança”, através da divulgação das ações inseridas no projeto, assim como na publicação de uma rubrica periódica, assinada por Elsa Silva e Sandra Pinto sobre a temática da segurança e saúde das crianças.

Publicidade

IMG 1237

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...