quant
Fique ligado

Trofa

Procissão foi ponto alto das Festas em Honra da Senhora das Dores – fotogaleria

Avatar

Publicado

em

Como manda a tradição, a procissão em honra de Nossa Senhora das Dores saiu à rua no terceiro domingo de agosto, onde era esperada por milhares de pessoas.

Os dez imponentes andores com mais de dez metros de altura e as dezenas de figurantes, que ilustravam momentos bíblicos, continuam a atrair muitos forasteiros à Trofa. Com o auxílio dos carrinhos, mais de uma dezena de homens transportavam cada um dos dez andores, que podem chegar aos 650 quilos, sustentados por quilos de alfinetes e centenas de metros de tecido.

Apesar de estar a decorrer as obras de requalificação no Parque Nossa Senhora das Dores, a procissão manteve o mesmo percurso, percorrendo a Rua Conde S. Bento, rotunda do Catulo e circundando a Capela para voltar ao ponto de partida pela Rua Camilo Castelo Branco.

Não obstante os constrangimentos por causa das obras de requalificação, os elementos da organização estavam satisfeitos com o resultado final. Para Tomé Carvalho, presidente da comissão de festas em Honra de Nossa Senhora das Dores, o balanço foi “extremamente positivo”, com “uma procissão espetacular”, um “fogo muito bom”, uma “semana cultural muito boa” e a “noite do Toy foi ótima”. “Esta grande moldura humana veio-nos dar o valor do trabalho que a gente fez. Acho que foi a melhor gratidão que podia ter neste momento”, afirmou.

Luciano Lagoa, pároco de S. Martinho de Bougado, contou que a procissão “correu bastante bem” e que apesar de “algum suspense” que havia sobre a sua realização esta fez “o seu percurso normal e cumpriu-se a tradição”.

Por ser uma festa que continua a atrair milhares de pessoas, Joana Lima, presidente da Câmara Municipal da Trofa, confirmou que são o cartaz turístico do concelho: “Sem dúvida alguma que estas são as grandiosas festas do nosso concelho, que têm uma tradição de centenas de anos”.

Já na noite de sexta-feira, Toy e a sua banda fizeram uma viagem musical pelo tempo, interpretando as músicas do início do seu sucesso até aos dias de hoje. O fim de semana ficou ainda marcado pelas sessões de fogo de artifício.

 

{phocagallery view=category|categoryid=26}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...