quant
Fique ligado

Trofa

Procissão foi ponto alto das Festas em Honra da Senhora das Dores – fotogaleria

Publicado

em

Como manda a tradição, a procissão em honra de Nossa Senhora das Dores saiu à rua no terceiro domingo de agosto, onde era esperada por milhares de pessoas.

Os dez imponentes andores com mais de dez metros de altura e as dezenas de figurantes, que ilustravam momentos bíblicos, continuam a atrair muitos forasteiros à Trofa. Com o auxílio dos carrinhos, mais de uma dezena de homens transportavam cada um dos dez andores, que podem chegar aos 650 quilos, sustentados por quilos de alfinetes e centenas de metros de tecido.

Apesar de estar a decorrer as obras de requalificação no Parque Nossa Senhora das Dores, a procissão manteve o mesmo percurso, percorrendo a Rua Conde S. Bento, rotunda do Catulo e circundando a Capela para voltar ao ponto de partida pela Rua Camilo Castelo Branco.

Não obstante os constrangimentos por causa das obras de requalificação, os elementos da organização estavam satisfeitos com o resultado final. Para Tomé Carvalho, presidente da comissão de festas em Honra de Nossa Senhora das Dores, o balanço foi “extremamente positivo”, com “uma procissão espetacular”, um “fogo muito bom”, uma “semana cultural muito boa” e a “noite do Toy foi ótima”. “Esta grande moldura humana veio-nos dar o valor do trabalho que a gente fez. Acho que foi a melhor gratidão que podia ter neste momento”, afirmou.

Luciano Lagoa, pároco de S. Martinho de Bougado, contou que a procissão “correu bastante bem” e que apesar de “algum suspense” que havia sobre a sua realização esta fez “o seu percurso normal e cumpriu-se a tradição”.

Por ser uma festa que continua a atrair milhares de pessoas, Joana Lima, presidente da Câmara Municipal da Trofa, confirmou que são o cartaz turístico do concelho: “Sem dúvida alguma que estas são as grandiosas festas do nosso concelho, que têm uma tradição de centenas de anos”.

Publicidade

Já na noite de sexta-feira, Toy e a sua banda fizeram uma viagem musical pelo tempo, interpretando as músicas do início do seu sucesso até aos dias de hoje. O fim de semana ficou ainda marcado pelas sessões de fogo de artifício.

 

{phocagallery view=category|categoryid=26}

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Trofa

Viaturas de adeptos de futebol croatas vandalizadas na Trofa

Publicado

em

Por

Várias viaturas, todas de matrícula croata, dos adeptos do Hajduck Split, foram vandalizadas no parque de estacionamento da estação da Trofa, durante a tarde desta quarta feira.

São pelo menos 7 viaturas com vidros partidos, pneus furados.

Os adeptos regressam de Guimarães no final do jogo e são esperados na Trofa pelas 21 horas.

Continuar a ler...

Trofa

Acidente na EN104 leva a corte da via por cerca de 3 horas

Publicado

em

Por

Um acidente ao início da tarde de domingo, levou ao condicionamento parcial da EN104, junto à MarmoreTrofa, em Guidões, cerca de 3 horas.

O acidente entre duas viaturas ligeiras de passageiros, ocorreu cerca das 13h35, mobilizou para o socorro 3 ambulâncias dos Bombeiros Voluntários da Trofa e sete elementos.

Da colisão resultaram 3 feridos leves, transportados para a Unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

O trânsito foi regulado pelos militares da GNR da Trofa.

Os Bombeiros Voluntários tiveram ainda de proceder à limpeza da via, mobilizando uma viatura e 2 elementos.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);