quant
Fique ligado

Ano 2008

Prémio Matilde Rosa Araújo vai na 7ª edição

Avatar

Publicado

em

Matilde Rosa Araújo é o nome do concurso Literário em homenagem à escritora

Acaba de lançar a 7ª edição do Concurso Literário Nacional – Prémio Matilde Rosa Araújo, dedicado ao Conto Infantil. Desde a edição de 2005 que este concurso homenageia a escritora Matilde Rosa Araújo, tendo adoptado o nome daquela escritora.

Matilde Rosa Araújo é o nome do concurso Literário em homenagem à escritora  Desde a sua criação, o Concurso Literário tem sido um caso notável de sucesso, suscitando uma enorme adesão e entusiasmo entre escritores amadores nacionais.

Este ano a autarquia trofense renova a ambição de despertar vocações, consciente de que está a cumprir a sua obrigação enquanto agente cultural empenhado na evolução do fenómeno literário em Portugal.

Podem concorrer todos os cidadãos portugueses ou estrangeiros, desde que radicados em Portugal há mais de dois anos, que não tenham, no entanto, nenhum livro publicado.

O desafio é escrever um conto infantil, criativo e original que seduza o Júri do concurso, tendo no entanto, que ter sempre alguma alusão ao concelho da Trofa.

Este ano, a autarquia lança um novo mote para a inspiração dos criadores, já que em 2008 a autarquia associa-se também, no âmbito da Grande Área Metropolitana do Porto, ao bicentenário da passagem dos exércitos de Napoleão, pela região norte de Portugal e convida os participantes a escrever sobre um período específico da História trofense, a da resistência das populações locais à segunda Invasão Francesa.

O melhor conto sobre este tema específico integrará o Programa Oficial da Área Metropolitana do Porto, em 2009.

Além da publicação do Conto, os prémios para os vencedores do concurso são aliciantes. Uma vez que o Concurso Literário Nacional não estipula limite de idade, e tendo em vista o incentivo ao aparecimento de jovens autores, a autarquia instituiu também o Prémio Jovem Escritor, com idade até 20 anos.

O premio será no valor de 2400 euros para o Melhor Conto, o segundo classificado vai receber um premio no valor de 1200 euros, e o terceiro premio no valor de 500 euros, para o Terceiro Melhor Conto.

Para a Melhor Ilustração Original,o premio sera no valor de 250 euros e para o Melhor Escritor Jovem, o premio será atribuído a jovens com idade até aos 20 anos, no valor de 250 euros.

Publicidade

A iniciativa estende-se até 02 de Abril de 2008, dia internacional do livro infantil. Os prémios serão revelados durante o mês de Junho de 2008.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...