quant
Fique ligado

Ano 2010

Milhares para ver o Quim

Avatar

Publicado

em

A ExpoTrofa acabou com o Parque Nossa Senhora das Dores a “rebentar pelas costuras”. Milhares de pessoas dançaram e cantaram ao som das músicas de Quim Barreiros e confirmaram o sucesso do certame.

Quim Barreiros chegou à Trofa em alvoroço, mas a tempo de ver a final do Mundial entre a Espanha e a Holanda. Ainda antes de jantar numa das tasquinhas da ExpoTrofa, o “cantador” – como o próprio se denomina – que fez encher o Parque Nossa Senhora das Dores, falou ao NT/TrofaTv para dar “um abraço aos trofenses”.

Não foi a primeira vez que o músico visitou o concelho da Trofa. Já o tinha feito numa ocasião e noutras freguesias. O segredo para o sucesso, que o coloca em quase todas as festas académicas e populares, é do “bacalhau”, refere, entre gargalhadas, explicando que “a malta gosta de brincadeira” e de “sacanagem”.

Quim Barreiros define-se como um “intérprete e não um artista”. Algumas das músicas ambíguas são da sua autoria, mas quem mais o ajuda são “os mais velhos”, a quem chama de “povo do país real”.

Depois de reconfortar o estômago e ver a Espanha vencer o campeonato do Mundo, o cantor subiu ao palco, já o parque “rebentava pelas costuras”. Milhares de pessoas dançaram e cantaram ao som das músicas de Quim Barreiros e confirmaram o êxito de mais uma edição da ExpoTrofa.

Para Joana Lima, presidente da autarquia, a presença da população foi “um presente” e a “demonstração que a Câmara está sensível ao que as pessoas preferem”. “Nós temos que ir ao encontro do que a população gosta e o Quim Barreiros é um cantor que arrasta multidões”, referiu.

A ExpoTrofa não tem apenas expressão regional, considera a autarca. Para Joana Lima, o certame é já um ícone nacional, confirmado pela presença do presidente da Entidade Regional do Turismo do Porto e do Norte, Melchior Moreira. “(A sua presença) demonstra bem o que isto tem de importante para o turismo do Douro e Norte de Portugal. Estamos todos de braço dado para podermos levar o nome e a imagem da Trofa pelo país fora e quem sabe pelo mundo”, asseverou.

Apesar de ser a entidade promotora da ExpoTrofa, a autarquia não deixou de contar com o apoio inequívoco das oito Juntas de Freguesia do concelho, que contribuíram para que o evento “se tornasse cada vez mais participado e mais perto das populações”.

“Estou muito satisfeita com o que se passou durante a semana, foi o auge do Verão na Trofa. Este evento demonstra bem o nosso tecido empresarial, as nossas colectividades, o nosso artesanato e para todos eles o meu obrigado. Sem união de esforços e sem a cooperação de todos nós o sucesso não seria tão forte como foi neste caso”, afirmou.

Publicidade

Durante a tarde do último dia do certame, o parque foi animado pelos professores da Academia Municipal Aquaplace que promoveram as modalidades de Body Vive, Body Pump e Body Combat e pelas músicas dos Meninos Cantores do Município da Trofa.

 

ExpoTrofa “é um cartaz para apoiar”

Depois de José Junqueiro, Secretário de Estado da Administração Local, ter inaugurado a ExpoTrofa, coube a Melchior Moreira encerrar esta iniciativa. Ao NT/TrofaTv, o presidente da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte afirmou que viu um evento “com grande qualidade e de dimensão regional”. “Tive oportunidade de ver que há aqui não só expositores do concelho da Trofa, mas de toda a região Norte. É uma feira que tem qualidades para estar no nosso cartaz de promoção turística em termos regionais, pois conta com uma adesão fabulosa”, frisou.

Melchior Moreira afirmou ainda que terá “todo o gosto” em apoiar o certame, que se afirma no “turismo regional”. “Turismo é negócio e hoje, num momento de dificuldades que todos atravessamos, temos que aliar o factor negócio à promoção turística regional”, acrescentou.

O governante não deixou de destacar “o aumento de expositores e participantes” na ExpoTrofa e da convergência com a área de gastronomia e vinhos com produtos locais.

Melchior Moreira também teve oportunidade de provar o vinho CastroTrofa, que na sua opinião é feito de “uma casta fabulosa de vinho verde, com muito loureiro” e que “se deve beber bem fresco”.

“É um bom complemento à boa gastronomia que temos e eu aconselho-o, pois é um vinho de grande qualidade e que promove bem a Trofa e os vinhos verdes da região”, concluiu.

 

É muito importante que a ExpoTrofa continue”

Publicidade

Manuel Borges é um dos mais de 30 elementos que compõem a comissão de festas de Nossa Senhora das Dores deste ano e garantiu ao NT que a ExpoTrofa é “uma das mais importantes fontes de receita que as comissões de festas têm”, pelo que “era importantíssimo que continuasse”.

Paralelamente a esta mais-valia para a organização das festas, o certame surge também como uma forma de “os empresários locais apresentarem serviços e produtos”. “A ExpoTrofa é muito importante para a Trofa e para os concelhos limítrofes”, defendeu Manuel Borges.

Enquanto membro da comissão de festas, Manuel Borges fez um balanço “muito positivo” da ExpoTrofa e confessou que gostou “muito da evolução que houve na edição deste ano”. Aproveitou, ainda, para “dar os parabéns à Câmara Municipal da Trofa, que fez um excelente serviço e agradecer a todos os empresários que ajudaram no evento”.

Questionado sobre a possível saída da ExpoTrofa do Parque Nossa Senhora das Dores, este trofense asseverou que, apesar de “não querer entrar em polémicas, é importante que a ExpoTrofa continue no concelho e que seja em S. Martinho de Bougado, para que a Comissão tenha essa importante fonte de receitas”.

Para as festas que se avizinham, a comissão de festas tem “muitas expectativas”, mas Manuel Borges asseverou que “está tudo a correr bem” e existe “um grande empenho de toda a freguesia, de todo o concelho e até fora do concelho, com alguns empresários que têm apoiado as festas”. Este ano, a responsabilidade da organização das festas é das aldeias de Carqueijoso, Coroa, Real e S. Martinho.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...