exposicaoofotoscomboioPassados 152 anos após a primeira viagem de comboio em Portugal, realizada no dia 28 de Outubro de 1856, o Museu Ferroviário de Lousado, de Vila Nova de Famalicão, inaugura precisamente na próxima terça-feira, dia 28 de Outubro, a exposição de fotografia itinerante intitulada “Entrocamento – Ao Encontro da Luz”, da autoria dos fotógrafos José Chambel Cardoso e José Manuel Antunes.
A mostra que estará patente até ao dia 28 de Dezembro é composta por 24 fotografias a preto e branco, que retratam essa primeira viagem de comboio. Com entrada livre, a mostra pode ser visitada de Domingo a Sexta-feira, das 09h00 às 17h00.
A exposição que esteve patente no Museu Nacional Ferroviário, no Entrocamento, irá percorrer diversos museus do país, sendo o Ferroviário de Lousado o primeiro desta itinerância.
Refira-se que a Câmara Municipal de Famalicão assumiu recentemente a gestão do Museu Ferroviário de Lousado, mediante um protocolo assinado com a Fundação Museu Ferroviário Nacional, e que também contemplou a transferência para a alçada municipal do Núcleo Museológico de Nine.
Neste âmbito, a autarquia está agora empenhada na criação do futuro Museu Ferroviário do Vale do Minho, com valências em Lousado e Nine.
O Museu de Lousado é visitado por cerca de sete mil pessoas por ano, acolhendo muitos visitantes estrangeiros. O equipamento que foi inaugurado em 2003, substituindo a secção museológica que abrira em 1980, ocupa uma área de 1400 metros quadrados e tem expostas várias relíquias, designadamente composições e locomotivas dos séculos XIX e XX, assim como diverso material associado ao mundo ferroviário do século passado.
 
FICHA TÉCNICA
Exposição de Fotografia
“Entrocamento – Ao Encontro da Luz”
Autoria de José Chambel Cardoso e José Manuel Antunes
Local Museu Ferroviário de Lousado | Vila Nova de Famalicão
Data patente entre 28 de Outubro e 28 de Dezembro
Horário Domingo a Sexta-feira, das 09h00 às 17h00
Entrada livre