quant
Fique ligado

Edição 599

Escola de Atletismo sagrou-se vice-campeã regional

Publicado

em

Publicidade

Alice Oliveira (2.º lugar), Sandra Sá (11.º), Deolinda Oliveira (14.º), Helena Mourão (32.º) e Catarina Ribeiro (39.º) formaram a equipa da Escola de Atletismo da Trofa (EAT), que participou no Campeonato Regional de Corta Mato das 4 Feminino. A equipa, formada com aletas de juvenis, juniores, seniores e veteranos, sagrou-se vice-campeã regional por equipas.
Já nos seus escalões, as juvenis Alice Oliveira e Sandra Sá classificaram-se em 1.º e 2.º lugar, respetivamente, e a sénior Catarina Ribeiro em 13.º lugar. Já em veteranas +45 anos, Deolinda Oliveira terminou em 3.º posto e Helena Mourão em 7.º.
Já no Corta Mato dos 8, a EAT esteve representada pelo sénior Hélder Dias, que ficou em 24.º lugar, e pelo veterano + 40 anos Tony Silva em 14.º lugar.
Ainda no sábado, a Escola esteve em prova no Corta Mato Jovem. Em Benjamins A correram Henrique Costa (6.º lugar), Mariana Sá (7.º lugar) e Carolina Martins (8.º), enquanto em Benjamins B participaram Isabel Martins (5.º), Afonso Oliveira (8.º) e Bruno Sá (11.º). Já o infantil Eduardo Campos foi 19.º.
Também no domingo, a EAT marcou presença no Torneio de Abertura de Pista de Ar Livre da Associação de Atletismo do Porto, que se realizou na Pista de Atletismo do Estádio Municipal da Póvoa de Varzim. Em Salto em Altura participaram o veterano António Morais (2.º) e o júnior Alexandre Sá (5.º), enquanto em Salto em Comprimento foram as iniciadas Ana Mota (9.º), Joana Martins (10.º) e Beatriz Maia (11.º) e as infantis Tatiana Soares (3.º), Mariana Costa (4.º), Vânia Sousa (9.º), Inês Martins (13.º) e Sofia Alves (15.º).
Nos 60 Metros Barreiras, a iniciada Sofia Santos foi a primeira a terminar a prova. Já nos 60 Metros Planos correram os juniores Sara Faria (1.º), Joana Santos (5.º) e Alexandre Sá (6.º), os juvenis Mónia Rodrigues (3.º), Miguel Miranda (3.º), Sandra Sá (4.º), Diana Rodrigues (5.º), João Abreu (7.º), Tiago Miranda (9.º) e Bernardo Carvalho (11.º) e os veteranos António Morais (1.º) e Rui Martins (8.º).
No Lançamento do Dardo 800 Gramas participaram os veteranos Eduardo Costa e Rui Martins que se classificaram, respetivamente, em 7.º e 8.º posto.
Já nos mil Metros correram as iniciadas Sofia Santos (1.º), Ana Mota (4.º) e Joana Martins (6.º) e os infantis Fábio Ramos (3.º), Rúben Pinto (4.º), Luís Oliveira (6.º), Nuno Costa (7.º), Inês Martins (11.º), Vânia Sousa (12.º), Mariana Costa, Tatiana Soares (15.º) e Sofia Alves (17.º). Enquanto que nos 300 Metros Planos participaram a júnior Ana Silva (4.º) e os juvenis Sandra Sá (2.º), Alice Oliveira (3.º), Mónica Rodrigues (6.º), Diana Rodrigues (7.º), Miguel Miranda (9.º), João Abreu (11.º) e Tiago Miranda (12.º).
Este fim de semana, a Escola de Atletismo da Trofa vai marcar presença nos torneios de Abertura de Pista Coberta da Associação de Atletismo de Braga, a decorrer no parque Municipal de Exposições de Braga.

Helena Mourão galardoada na Gala do Desporto

A mais recente atleta da Escola de Atletismo da Trofa, a veterana Helena Mourão, foi galardoada na 5.ª Gala do Desporto da Associação de Atletismo de Aveiro, pelos resultados individuais obtidos na época passada (2015/2016) em representação do Grupo D. C. Castelo de Paiva. A gala realizou-se no sábado, no auditório da Universidade de Aveiro
No escalão Veterana + 55 anos, Helena Mourão conquistou os títulos de campeã Nacional de Corta Mato Curto, campeã Nacional de Estrada, campeã Nacional de Meia Maratona, campeã Nacional de 1500 Metros em Pista de Ar Livre, campeã Nacional de 5000 Metros em Pista de Ar Livre, campeã Nacional de 10000 Metros em Pista de Ar livre. Já em representação da Seleção Nacional de Veteranos, Helena Mourão participou no Campeonato da Europa nas Provas de dez mil Metros e Meia Maratona.
A direção endereça os parabéns “a todos os atletas e treinadores”, pelo “esforço, dedicação e pelos resultados obtidos, em especial pelo título obtido no Corta Mato”.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição 599

Feira de Natal do Coronado com 60 expositores e muita animação

Publicado

em

Publicidade

O Natal já começa a dar o ar da sua graça. Já há luzes pelas cidades, já se ouvem músicas da época no rádio e é altura de juntar os amigos e a família. Esta é também a época em que mais vezes usamos a palavra solidariedade. Mas não só.
Na Vila do Coronado, por exemplo, já se pensa na Feira de Natal. Uma iniciativa da Junta de Freguesia que tem como objetivo “angariar e sensibilizar a população para as causas solidárias”, como “a recolha de alimentos, de roupas, de materiais que possam ser úteis a quem não tem nada”. Uma atividade que “tem crescido” e vê a sua 7.ª edição “melhorada”, afirmou o presidenta da Junta de Freguesia do Coronado, José Ferreira.
De 9 a 11 de dezembro, na antiga fábrica da Pesafil, vão estar “60 expositores” e animação não vai faltar. Além das festas de Natal das escolas e jardins de infância e da presença da Universidade Sénior do Coronado, a 9 de dezembro, vai marcar presença, no dia seguinte, a Creche e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia da Trofa e, a partir das 21 horas, há animação com música popular portuguesa.
A 11 de dezembro, está programado um desfile de moda, promovido pelo comércio local, e uma noite dedicada ao folclore. Para o autarca, esta é “uma forma (das associações) angariarem algum dinheiro para as suas atividades”.
Apesar do decréscimo do número de expositores em relação à primeira edição (de 80 para 60), “propositado para que se conseguisse maior qualidade para os expositores”, que participam com o intuito de “fazer negócio”. “As condições são excelentes, este ano melhoradas, para que todos saiam satisfeitos”, disse.
Assim sendo, “as expectativas são sempre elevadas”, garantiu José Ferreira.

Continuar a ler...

Edição 599

Covelense é campeão Nacional de Ténis

Publicado

em

Publicidade

Para Gonçalo Marques, ser “duplamente campeão é uma enorme alegria, satisfação e motivação para continuar a trabalhar”. Quem o diz é o pai, Filipe Marques, que contou ao NT a conquista do título nacional de Ténis no escalão Sub10, na vertente singulares e pares, durante o Masters Nacional de Sub10, que decorreu no Centro de Alto Rendimento no Jamor, em Oeiras, nos dias 26 e 27 de novembro.
Segundo Filipe Marques, “só os três melhores das diversas reuniões do país” é que competem nesta prova e o seu filho, Gonçalo, tinha sido campeão regional da zona norte em singulares e pares. Já em 2015, Gonçalo Marques foi vice-campeão em singulares e campeão em pares.
Gonçalo Marques, que completa 11 anos em janeiro, joga ténis desde os cinco anos, passando a competir com seis anos. O gosto pela modalidade surgiu quando acompanhou o seu “irmão mais velho aos treinos” e foi convidado pelo treinador do Ginásio Clube de Santo Tirso a “jogar um pouco”. “Logo reparou que ele tinha jeito para o Ténis e, a partir dessa data, nunca mais parou”, contou Filipe Marques.
O jovem representou o Ginásio Clube de Santo Tirso “até ao final de 2015”, quando foi “transferido” para a Escola de Ténis da Maia, por ter “melhores condições de treino. Gonçalo treina “todos os dias e, habitualmente, tem competição aos fins de semana e, por vezes, à semana”. “Para além do talento natural que tem, como em tudo na vida, só com muito trabalho e sacrifício é que se consegue atingir os nossos objetivos e sonhos”, referiu o pai.
Gonçalo tem “o sonho” de ser tenista profissional, mesmo sabendo “o quanto é difícil chegar a profissional do Ténis, onde existe uma estatística de um por um milhão”. Com apenas dez anos, Filipe assegura que o seu filho é “já um dos melhores do país no escalão de Sub12”, tendo já participado em “vários estágios da Seleção Nacional”. O último estágio aconteceu neste mês de novembro, estando Gonçalo “entre os melhores”.
O jovem tenista já fez “dois estágios nas melhores academias de Ténis do mundo, em Espanha e na França, onde foram todos unânimes quanto ao talento natural do Gonçalo e ao seu potencial, mesmo sendo ainda muito jovem”. “Aconselharam a apostar fortemente na formação dele, pois tem tudo para vir a ser um top mundial”, contou o pai.
Um torneio internacional
por mês

Filipe Marques lamenta que no nosso país “só se vê o futebol”, sendo que o Ténis seja “uma modalidade muito dispendiosa e não acessível a todos, principalmente quando se torna necessário fazer torneios internacionais e ter à disposição uma equipa que permita uma evolução técnica, física e mental”, desde “treinador, preparador físico, fisioterapeuta e também nutricionista”. “Para além dos elevados sacrifícios que esta modalidade exige às famílias, acresce as faltas de condições de infraestruturas, como a falta de courts cobertos, bem como a falta de um estatuto de atleta de alta competição que permita aos atletas competir e estudar ao mesmo tempo”, elencou.
Este ano, Gonçalo participou em torneios internacionais Sub12. No próximo ano, “além dos que possa fazer em representação da seleção nacional”, o jovem vai fazer “um torneio internacional por mês em média”.

Continuar a ler...

Edição Papel

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Edição impressa do jornal O Noticias da Trofa de 23 de março de 2023

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...