quant
Fique ligado

Ano 2011

Empresas associadas da AEBA distinguidas como PME Excelência 2010

Avatar

Publicado

em

Mais de mil pequenas e médias empresas foram distinguidas com o estatuto PME Excelência 2010, no passado mês de Dezembro, numa iniciativa do IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, em parceria com as principais instituições bancárias portuguesas. A AEBA – Associação Empresarial do Baixo Ave, representada pela presidente da direcção, Manuel Pontes, e da directora-geral, Mafalda Cunha, marcou presença na cerimónia, realizada no Europarque, em Santa Maria da Feira, e presidida pelo Ministro da Economia, José António Vieira da Silva.

As empresas associadas da AEBA, a A.F. Azevedos – Ferramentas, Lda., sediada em Ribeirão – V.N. Famalicão, a Decotirso – Decorações, Lda., de Santo Tirso, a Torneiras OFA, Lda. e a Troficolor – Têxteis, S.A., ambas localizadas na Trofa, foram distinguidas por terem evidenciado os melhores desempenhos económico-financeiros e indicadores de gestão do ano, no contexto da estrutura empresarial nacional. Para serem merecedoras deste estatuto de PME Excelência, as empresas tiveram de se evidenciar pela qualidade dos seus resultados e elevados padrões competitivos, com rácios de solidez financeira e de rendibilidade acima da média nacional, contribuindo activamente para o desenvolvimento e melhoria do emprego na região.

Publicidade

Segundo dados do IAPMEI, no total foram distinguidas 1100 empresas como o estatuto de PME Excelência 2010, sendo responsáveis por gerar mais de 37 mil postos de trabalho directos e por um volume de negócios superior a 4,5 mil milhões de euros no último ano, a que correspondeu uma taxa média de crescimento de 11 por cento. Com um activo líquido global de 3,6 mil milhões de euros, as PME Excelência apresentam uma autonomia financeira média de 52 por cento e níveis de rendibilidade dos capitais próprios, do investimento e das vendas superiores à média, ao mesmo tempo que apresentam crescimento nos resultados líquidos, activo e exportações.

O estatuto PME Excelência foi criado pelo IAPMEI, com o objectivo de sinalizar o mérito das empresas com desempenhos superiores, utilizando um instrumento de reputação.

Esta iniciativa conta com a parceria do Turismo de Portugal, I.P. e dos principais bancos a operar no mercado, nomeadamente o Banco BPI, o Banco Espírito Santo, o Barclays, a Caixa Geral de Depósitos, o Millennium bcp e o Santander Totta.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...