quant
Fique ligado

Ano 2008

Eira de Santiago reviveu tradição da desfolhada

Avatar

Publicado

em

Reavivar os usos e costumes dos antepassados é o objectivo do Rancho  Etnográfico de Santiago de Bougado que organizou mais uma desfolhada à moda antiga. No passado sábado foram muitos os que participaram nesta tradição e assistiram às danças e cantares do rancho organizador e do convidado: Rancho Regional de Moreira da Maia.

Eram quase 22 horas quando entraram na eira os Ranchos para o inicio da desfolhada que com o traje de lavoura, e os típicos cânticos encheram a eira da Casa da Quinta de Paulo Moreira.

Esta tradição do Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado, “já vem da sua fundação”, explicou Fernando Moreira, presidente do grupo, por isso, “é uma tradição para manter”, afirmou.

“A desfolhada geralmente faz-se no alpendre da casa do lavrador, mas nós como não tínhamos instalações próprias utilizamos a eira da Casa da quinta do senhor Paulo Moreira, nós pomos o milho para lhe ser tirado o folhelho e depois deitamos o milho em gigas e levamos as espigas para o seu dono, neste caso, em Cidai”, explicou o responsável, entusiasmado com o “reviver das tradições”.

Da história reza ainda que “quando se ia desfolhar, só se ia a convite dos lavradores, que convidavam os amigos. Então as pessoas partiam de casa, todos em conjunto, a cantar, chegavam à eira, sentavam-se e convidavam a cantar”.

Estas tradições foram “vividas” novamente, mas a festa não terminou sem as danças do Rancho Etnográfico e do Rancho de Moreira da Maia, que apesar de ser de uma terra rica, não deixou de participar. “O Rancho de Moreira da Maia é um rancho nosso amigo, e folcloricamente falando é um dos melhores da região, mas não é um grupo habituado à lavoura, porque a Maia no passado foi uma terra rica e que não se dedicou muito desta parte jornaleira. Mas gostamos tanto da presença que até nos convidaram para fazermos a desfolhada deles no dia 11 de Outubro”, adiantou Fernando Monteiro.

Depois da época das desfolhadas, o Rancho Etnográfico terá um período de descanso e depois arrancam os ensaios para as “Boas Festas, na época de Natal”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...