quant
Fique ligado

Trofa

Correio do Leitor: Escola Secundária recebe alunose professores estrangeiros

De 9 a 13 de maio, a Escola Secundária da Trofa recebeu 26 alunos estrangeiros e nove professores, no âmbito do projeto Erasmus.

Avatar

Publicado

em

Nos dias 9, 10,11, 12 e 13 de maio a Escola Secundária da Trofa recebeu 26 alunos estrangeiros e nove professores, no âmbito do projeto Erasmus. Estes dias marcaram o término do projeto “Erasmus, KA229 – Novas tecnologias, Novos mundos”, que envolveu países como Espanha, Itália, Roménia, Grécia e Portugal.
Foram dias muito preenchidos e intensos que deram uma nova dinâmica à escola, que não passou despercebida, aguçando o desejo de outros alunos de se inscreverem no Clube Europeu para poderem participar em futuros projetos. É de realçar que esta mobilidade estudantil, para além de ativar a circulação do conhecimento científico através da partilha de experiências entre os estudantes, permite também a possibilidade de um interculturalismo.
Foram várias as iniciativas e atividades desenvolvidas. No primeiro dia, fomos recebidos nos Paços do Concelho com pompa e circunstância. Nesta receção contamos com uma visita guiada pelo Dr. Sérgio Araújo, vereador da Educação e da Cultura. De seguida, fomos rumo à EB 2/3 Professor Napoleão de Sousa Marques, onde fomos recebidos pelos alunos do 2.º ciclo e os alunos da Universidade Sénior, que nos agraciaram com o Hino da Europa, com a supervisão da professora Júlia Campos
Entre as várias atividades e passeios, destacamos a visita ao centro histórico de Guimarães, seguindo depois para Braga com uma visita à Universidade do Minho, aos laboratórios de Robótica, tema que fazia parte do atual projeto, culminando com um maravilhoso piquenique, momento onde os nossos visitantes puderam saborear as iguarias gastronómicas típicas da nossa região.
Outra das visitas teve como destino a cidade do Porto que contou com a típica visita às caves do vinho do Porto.
Nos trabalhos decorridos na escola, para além das partilhas das inúmeras mobilidades que os nossos alunos realizaram, os grupos de trabalho dos outros países e os de Portugal apresentaram e discutiram criticamente as suas reflexões de natureza ética sobre as problemáticas das tecnologias, sublinhando os aspetos positivos e negativos nas várias dimensões da sociedade humana, do qual resultou o Certificado ético para o robô.
Um dos momentos altos desta mobilidade foi a entrega dos certificados de participação a alunos e professores envolvidos no projeto. Esta cerimónia foi embelezada com a participação dos Meninos Cantores do Município da Trofa e do Rancho Etnográfico Danças e Cantares de Santiago de Bougado.
Findo este projeto, o Clube Europeu da Escola Secundária da Trofa irá dar continuidade ao seu trabalho, participando em novos projetos Erasmus.
É de realçar que o Clube Europeu da Escola Secundária da Trofa envolve cerca de cem alunos sete professoras, sob a coordenação da professora Alzira Pedrosa.
A todos as pessoas e entidades que contribuíram para o êxito destas atividades o Clube Europeu apresenta os seus sinceros agradecimentos.

Clube Europeu da Escola Secundária da Trofa

Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...