quant
Fique ligado

Ano 2008

Colégio da Trofa vai implementar novos graus de ensino para dar resposta à comunidade

Avatar

Publicado

em

 Ensino de Excelência

Uma parceria entre o Colégio Ribadouro e a Família Carriço pretende revolucionar o ensino no concelho da Trofa. Do pré-escolar à Universidade é uma das metas que a nova administração do Colégio da Trofa pretende implementar no ex-Externato Nossa Senhora das Dores.

 "Propomo-nos leccionar ensino de qualidade e excelência". Foi desta forma que Alfredo Gomes, da família Carriço, deu início à apresentação do novo projecto do Colégio da Trofa, uma instituição de ensino, instalada há 45 anos na cidade da Trofa. Depois de uma história de 45 anos ligada à Igreja, o ex-Externato Nossa Senhora das Dores foi adquirido pela família Carriço, da Trofa e pela família Pinheiro, detentores de mais dois estabelecimentos de ensino, o Colégio Ribadouro e Colégio Camões em Rio Tinto.

O novo projecto do Colégio da Trofa foi apresentado esta terça-feira, em conferencia de imprensa com os elementos da nova direcção e com Justiniano Santos, Director do Colégio até agora, a aproveitar para se despedir e desejar "os maiores sucessos a todos", frisou visivelmente emocionado.

Conceição Pinheiro será a Directora pedagógica da Instituição, que pretende oferecer uma oferta formativa tão ampla quanto as exigências da comunidade da Trofa. A aposta em "fazer serviço público de ensino" é uma das metas defendidas por Conceição Pinheiro e pela Direcção do Colegio da Trofa que pretende implementar aqui " uma escola particular, dando-lhe uma modernidade, mantendo a tradição de 45 anos, mas para sermos uteis às gentes da Trofa. Temos a noção muito profunda da importância do trabalho escolar e da importância do serviço público, portanto pretendemos que nos vejam como agentes culturais, escolares, mas que estamos aqui para cumprir um serviço público acima de tudo". Quando questionada sobre se o valor das propinas iria ser acessível a todas as carteira a Directora foi peremptória : " Esta escola trabalha com o Ministério da Educação no âmbito do apoio que dão às famílias menos favorecidas para que possam ter acesso ao ensino particular. Existem contratos de desenvolvimento para as famílias que têm os filhos na pré-escolar e contratos simples para as famílias que têm os filhos no segundo, no terceiro e no ensino secundário, sem esquecer o primeiro ciclo. Os preços das propinas não serão muito diferentes dos praticados nos últimos quatro ou cinco anos em que a escola pertencia à diocese do Porto", garantiu.

O Colégio vai agora ser alvo de uma intervenção para recuperar algumas salas de aula, a cantina, vão ser criados Laboratórios de Biologia e Físico-Química. O estabelecimento de ensino vai ainda ser dotado de salas multimédia e a conclusão das obras no pavilhão desportivo é uma das metas apontadas por Manuel Pinheiro, um dos elementos da Direcção da instituição como "prioritária para que possamos ter aqui uma resposta de primeira linha. Temos ainda que fazer uma aposta muito grande nos recursos humanos, sejam eles docentes, sejam pessoal auxiliar de forma a que consigamos atingir a excelência", reiterou.

Já no próximo ano lectivo a direcção do Colégio da Trofa quer avançar com uma turma de 10º ano lectivo e a curto prazo "esperamos poder abrir também uma oferta de Creche", assegurou Conceição Pinheiro.

Quanto ao futuro, a direcção afiançou que vai "abrir tantas vagas quantas forem necessárias para dar resposta aos alunos da Trofa" e pediu que "os pais nos deem uma oportunidade e um voto de confiança para verem o trabalho de qualidade que podemos desenvolver com os seus filhos".

Vera Araújo

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...