quant
Fique ligado

Ano 2007

Cinema para todos no Famafest’2007

Avatar

Publicado

em

famafest.jpg

"Memórias de uma Gueixa", "Apocalyto", "O Perfume, História de um assassino", ou ainda "O Código Da Vinci", são apenas alguns dos filmes, com entrada gratuita, que vão passar pelo Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Vila Nova de Famalicão – Famafest, que decorre entre 16 e 24 de Março. Ao todo são cerca de 150 sessões de cinema, com entrada livre, incluindo 49 filmes a concurso, provenientes de 17 países do mundo.

Para além do cinema, o Famafest'2007 envolve também um conjunto de iniciativas culturais como debates, encontros e espectáculos de música e teatro, tudo com entrada gratuita. Neste âmbito, destaque para a peça de teatro "Conversas de Camarim", com Simone de Oliveira e Vítor de Sousa, que abrirá o Festival, na noite de 16 de Março, e ainda para o concerto de Wanda Stuart, que trará à Casa das Artes, no dia 24, os grandes êxitos da Broadway, num espectáculo repleto de cor, ritmo e fantasia.famafest.jpg
"O Famafest surge como mais um esforço do Município em proporcionar a todos, em particular às crianças e aos jovens, sessões de cinema de qualidade, criando novos públicos, num trabalho meritório de divulgação e promoção da Sétima Arte", afirma Armindo Costa, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, adiantando que uma das grandes novidades do Famafest' 2007 será o I Encontro de Blogues de Cinema, uma iniciativa que trará à cidade várias dezenas de "bloggers" cinéfilos, atentos ao mundo da sétima arte. Apaixonados pelo cinema estes "bloggers" acompanham de perto as novidades e muitas vezes trabalham na divulgação dos novos filmes.
A entrada livre em todas as sessões de cinema e actividades do Famafest'2007, assim como, a descentralização das iniciativas às várias freguesias são, de resto, as grandes novidades da edição deste ano do festival, que promete transformar o concelho famalicense numa enorme e animada sala de espectáculos cinematográficos.
Assim, para além do grande e pequeno auditório da Casa das Artes, do auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, e do Centro de Estudos Camilianos, o festival estender-se-á este ano até Ribeirão, Gondifelos, Joane, Nine, Bairro e Castelões.
Para o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, "esta é mais uma medida da nossa política de democratização cultural que temos vindo a defender e praticar", acrescentando que "ao levarmos o cinema, e a cultura, em geral, até às 49 freguesias do concelho, estamos a proporcionar a todos os famalicenses a oportunidade de assistir, gratuitamente, a grandes películas do cinema português e internacional".
A diversidade dos géneros cinematográficos, com temas para todos os gostos e idades constitui também uma das singularidades do Famafest'2007, que terá em cartaz filmes de animação, drama, ficção, comédia, romance, entre outros. Apesar desta enorme variedade de películas, o Famafest'2007 continua fiel às suas origens, mantendo a ligação entre o cinema e a literatura, como factor de distinção, entre outros festivais.
Por outro lado, as crianças voltam a ocupar um lugar de destaque com sessões específicas de animação e aventura, "reafirmando a aposta da autarquia numa política de acção social na área cultural", como referiu Armindo Costa.

SIMONE DE OLIVEIRA E EDUARDO PRADO COELHO HOMENAGEADOS

Para além da exibição de filmes, outro aspecto marcante do Famafest é a homenagem a diversas figuras nacionais de destaque no cinema e na literatura. Este ano, serão galardoadas com a Pena de Camilo, Simone de Oliveira, Eduardo Prado Coelho, na cerimónia de abertura e Joaquim Rosa e Cármen Dolores, no encerramento.
Uma das grandes novidades do Famafest'2007 será a organização do I Encontro de Blogues de Cinema, uma iniciativa que trará à cidade várias dezenas de "bloggers" cinéfilos, atentos ao mundo da sétima arte. Esta iniciativa irá decorrer nos dias 16, 17 e 18 de Março, no pequeno auditório da Casa das Artes.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...