Select Page

Capela de Mosteirô (ou de Nossa Senhora das Neves?)

Capela de Mosteirô (ou de Nossa Senhora das Neves?)

À borda da estrada que liga a Trofa à freguesia de Covelas, encontra-se implantada em pleno centro do lugar de Mosteirô, uma pequena capela, pertencente à família Couto Reis, cuja casa agrícola lhe fica anexa.

É um pequeno templo de um só corpo, de conceção arquitetónica simples, rectangular, com figurada de portas e janelas em granito lavrado, frontispício e apainelado a azulejo tipo clássico, cumeado em triãngulo, tendo no vértice uma pequena cruz. Esta ermida foi reformada pelos proprietários no ano de 1970, data a partir da qual passou a ter culto público.

Antes do ano de 1766, realizavam-se aqui, nesta capela, as festas em honra do Divino Espírito Santo; após a conclusão da construção da capela de Nª Sª das Dores, as celebrações Espiritanas passaram a realizar-se nesta quase “tricentenária capela” a cargo da Comissão de Festas de Nª Sª das Dores.

Neste pequeno templo, encontram-se várias imagens, algumas delas antiquíssimas e de alto valor arquitetónico, à frente das quais está aquela que se julga ter sido a padroeira da ermida, a imagem de Nª Sª das Neves (ou do Leite? com o Menino ao colo) que se crê seja anterior ao século XVIII, a imagem da SSma. Trindade e a Coroa (de prata) que era colocada por cima da cabeça das crianças aquando da “coroação “no dia da Festa do Espírito Santo, a imagem de Santa Luzia, a imagem (mais moderna) de Santa Bárbara, imagem de Nª Sª da Conceição e ainda uma pequeníssima imagem de Santo António que está por cima da porta da entrada.

Há também a salientar a existência, na sacristia desta capela, de um espólio de paramentos muito antigos, bordados à mão e de seda, também do séc. XVIII e que eram utilizados pelos sacerdotes nas celebrações religiosas…

António Costa

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª página da edição papel

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização