quant
Fique ligado

Edição 763

Cantinho da Saúde: Três cafés por dia não sabe o bem que lhe faziam

O café também ajuda a melhorar a memória, prevenindo o aparecimento doenças neurológicas, como o Alzheimer, ajuda na proteção contra o cancro do cólon, da diabetes de tipo 2 e da depressão.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

__________

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, estando em terceiro lugar depois da água e do chá, e está presente em diversas culturas tendo aparecido nas terras altas da Etiópia, espalhando-se para todo o mundo. Em Portugal, cada cidadão consome, em média, 4,3 quilogramas de café por ano.
Com esta relevância, o café também tem fama de poder causar efeitos negativos na nossa saúde, desencadeando doenças cardiovasculares. Mas diversos estudos relacionados com o consumo desta bebida revelam que estes não passam de mitos e que, ao contrário do que se acredita, a cafeína traz benefícios .
Segundo um estudo publicado no British Medical Journal, em 200 candidatos, os que consumiam entre três e quatro chávenas de café por dia tinham menos riscos de morrer ou de desenvolver doenças cardiovasculares e que esta quantidade por dia proporciona mais benefícios que malefícios.
O café também ajuda a melhorar a memória, prevenindo o aparecimento doenças neurológicas, como o Alzheimer, ajuda na proteção contra o cancro do cólon, da diabetes de tipo 2 e da depressão.
A cafeína ainda pode ser utilizada para o tratamento do défice de atenção, devido ao facto de ser uma substância que aumenta a dopamina, o que facilita a comunicação entre as células e o cérebro, ajudando a aumentar o foco e o desempenho em diversas tarefas do dia a dia.
A Sociedade Europeia de Cardiologia divulgou os resultados de um estudo realizado ao longo de dez anos, que concluiu que existe um decréscimo de 64% de risco de doenças cardiovasculares em pessoas que consomem quatro cafés por dia, em comparação com aqueles que não o fazem.

Tiago Jesus

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...