Onze de outubro. É esta a data – se não houver condicionantes relacionadas com a pandemia – que marcará o início da campanha do Atlético Clube Bougadense na Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto, série 2, época 2020/2021.

O sorteio ditou que a equipa de Santiago de Bougado comece fora de portas, concretamente no terreno do Citânia de Sanfins.

Já a preparar a equipa há várias semanas, o treinador Tiago Velho está otimista quanto à performance do clube na competição. “É um plantel jovem, mas que me dá garantias de fazer um excelente campeonato”, sublinhou, em entrevista ao NT.

Logo que os campeonatos foram cancelados devido à pandemia, o técnico esforçou-se por garantia da continuidade dos jogadores mais importantes para a nova época, o que o permitiu ficar com a “espinha dorsal” da equipa da temporada transata.

Com várias semanas de treinos, Tiago Velho viu que os jogadores “entenderam” as suas ideias, formando um grupo que dá “boas perspetivas para o futuro”.

Quanto à série em que está inserido o Bougadense, o treinador antevê que será “muito competitiva”, com “equipas equivalentes” e jogos “renhidos”. “Eu acho que o fator casa vai ser decisivo”, sustentou.

Os objetivos, perante este cenário, passam então por “garantir a manutenção o mais rápido possível” e o que vier por acréscimo “será excelente”.

Ainda sem permissão para ter público nas bancadas, os clubes vão ter que competir à porta fechada. Para Tiago Velho, será “estranho” ver o Parque de Jogos da Ribeira vazio, no entanto, o treinador acalenta a esperança de que “dentro de quatro a cinco semanas”, as autoridades de saúde possibilitem, de novo, a presença do público nos jogos.

Plantel

Guarda redes
André (ex-júnior)
João Garcia (regresso)

Defesas
Gil (Ex-Gerês)
Gonçalo
Ivo
Resende
Pedro Lopes
Alex (regresso)

Médios
Renato
Casemir
Dani
Zeca (Ex-Gondim)
Nuno (Ex-Trofense)
Serra
Carneiro
Xico
Luciano (Ex-Balasar)
Afonso (Ex-Varzim)
Pisco

Avançados
Lalas (regresso)
Gavina (Ex-Balasar)
Neto (Ex-Infesta)
Simãozinho