quant
Fique ligado

Ano 2008

Águas do Cávado reforça capacidade de controlo de qualidade de água tratada

Avatar

Publicado

em

aguascavado

aguascavadoCom 13 novos parâmetros, o  Águas do Cávado Serviço de Laboratório amplia para 41 o número de parâmetros devidamente acreditados pelo IPAC (Instituto Português de Acreditação), aumentando a sua capacidade de controlo directo da água tratada pela Empresa.

Esta decisão de extensão da acreditação por parte do IPAC vem aumentar as competências do Laboratório nas novas áreas técnicas de Espectrometria de Absorção Atómica de Chama e Grafite, bem como de Combustão e Infravermelhos.
 
Neste processo ficaram acreditados 13 novos parâmetros físico-químicos necessários ao cumprimento da legislação que regula a qualidade da água para consumo humano, os quais acrescem aos 28 já existentes, das áreas de físico-química e microbiologia. O Laboratório de Águas do Cávado passa, assim, a dispor de um serviço de prestação de análises de água, com um total de 41 parâmetros acreditados, estando em curso os procedimentos para a acreditação de novos parâmetros pelo IPAC.
 
A segurança da água que trata é uma preocupação decisva e permanente   de Águas do Cávado a qual começou por determinar a instalação de um Laboratório, associado a uma ETA Piloto, ainda na fase de construção das infra-estruturas do Sistema de Abastecimento de Água gerido pela Empresa, em 1996/7, que veio a dar lugar, passados cerca de cinco anos,  ao actual  Águas do Cávado Serviço de Laboratório que tem a seu cargo a responsabilidade de controlar e assegurar a qualidade da água tratada pela Empresa.
Mais recentemente (2004), foi  implementado  um Plano de Segurança da Água (PSA) escolhido pela Organização Mundial de Saúde para ser um dos cinco “casos de estudo” a nível mundial.
Pelo seu carácter pioneiro em Portugal, elaborado em 2003 e implementado desde 2004, o PSA de Águas do Cávado tem sido um exemplo para outras entidades gestoras elaborarem e implementarem os seus próprios PSA.
Também internacionalmente o PSA da Empresa tem suscitado interesse a várias organizações. É disso um bom exemplo a mais recente publicação da Organização Mundial de Saúde, “WHO Water Safety Plan Manual”, onde a Águas do Cávado, SA surge como um dos cinco “casos de estudo” a nível mundial.
 
O aumento do número de parâmetros acreditados pelo IPAC para análise de água pelo Serviço de Laboratório de Águas do Cávado, reforça a confiança na água tratada pela Empresa, objectivo que se pretende manter em constante aperfeiçoamento.
 
A Águas do Cávado, S.A., empresa do Grupo Águas de Portugal, abastece uma população de 600.000 habitantes dos Concelhos de Barcelos, Esposende, Maia (Norte), Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde e Vila Nova de Famalicão.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...