quant
Fique ligado

Ano 2008

AEBA certificou seis adultos com formação secundária

Avatar

Publicado

em

A AEBA – Associação Empresarial do Baixo Ave concluiu os primeiros processos de validação e certificação de competências de nível secundário. A associação foi das primeiras do país a certificar seis adultos com este nível escolar, na passada quarta-feira, nas suas instalações.

   Daniel Morais foi um dos formandos que concluiu o processo de validação e certificação de competências de nível secundário: "Foi com grande satisfação que vi finalizado o meu processo de certificação de nível secundário. Tudo isto despertou em mim a vontade e o sonho de dar continuidade ao projecto de aprendizagem, agora a outros níveis", afirmou de forma entusiasta.

Este não era o única aluno satisfeito por mais uma etapa alcançada. Muitos frisavam: "É a realização de um sonho", "sinto uma felicidade e uma realização pessoal muito grande", "o apoio e o orgulho das pessoas que me rodeiam foi determinante para manter sempre altos níveis de motivação".

Hugo Azevedo foi até peremptório ao afirmar que "a iniciativa Novas Oportunidades foi uma porta que se abriu ao futuro dos portugueses", deixando o conselho: "Quem pretende evoluir a nível pessoal e profissional não deverá desperdiçar esta oportunidade".

Natural da Maia e a trabalhar em Matosinhos, Alfredo Carvalho explicou por que escolheu o Centro de Novas Oportunidades (CNO) da AEBA, na Trofa, para desenvolver o seu processo de reconhecimento, validação e certificação de competências. "Sinto a minha conquista muito mais valorizada pela postura, pelo grau de exigência, pelo rigor e profissionalismo de todos os colaboradores da AEBA, ao longo deste processo", salientou. "Instituições como a AEBA são essenciais na credibilização, no aumento do nível de escolaridade em Portugal e consequente enriquecimento cultural", acrescentou.

Já Sofia Taylor referiu que com a realização deste processo, "melhorei a minha auto-estima com a ajuda dos formadores que, ao longo do tempo, sempre me motivaram, ajudando-me na descoberta das minhas capacidades".

O CNO da AEBA, está a funcionar desde 2005 e certifica as competências e conhecimentos adquiridos com a experiência de vida, atribuindo a certificação equivalente ao 4º, 6º, 9º ano e nível secundário. Especializada na formação de adultos, a AEBA regista actualmente mais de 3600 adultos inscritos no CNO, que procuram reconhecer e validar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida e obter uma certificação escolar de nível básico ou secundário.

A área de intervenção do CNO da AEBA é o território correspondente aos Municípios que integram

a sub-região NUT III Grande Porto. Este território abrange uma área de 817 quilómetros quadrados com uma população estimada de mais de um um milhão e meio de habitantes.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...