Desporto
Presidente do Trofense esclarece responsabilidades entre Clube e SAD e anuncia assembleia-geral
A situação atual do Clube Desportivo Trofense, a evolução da formação e a relação entre o clube e a SAD estão entre os principais temas abordados numa carta aberta dirigida aos sócios e divulgada pelo presidente da direção do Trofense.
No documento, Paulo Monteiro faz uma retrospetiva desde 2019, quando assumiu funções como vice-presidente e responsável pela formação, passando pela candidatura apresentada em 2020/2021 e pela integração da Comissão Administrativa criada em 2022. Segundo relata, a situação financeira e diretiva do clube chegou então a um ponto em que “o destino de o clube acabar era uma realidade”.
Entre o trabalho realizado desde então, o presidente refere, entre outros aspetos, a realização anual de Assembleias Gerais, a apresentação e aprovação de contas, a aprovação de três anos de contas “com voto de louvor”, a renumeração de sócios e a procura de soluções e parcerias para o clube.
Formação passou de pouco mais de 100 para cerca de 300 atletas
A formação é outro dos assuntos centrais da carta. O presidente descreve o cenário encontrado pela estrutura diretiva como “precário”, referindo que o clube tinha então “pouco mais de 100 atletas”.
Segundo o documento, a realidade atual é diferente, com a formação a aproximar-se dos 300 atletas. O presidente atribui esta evolução ao trabalho desenvolvido pela equipa liderada pelo diretor-geral Fernando Silva e pelos restantes diretores e colaboradores.
“Hoje já estamos a atingir a fasquia de 300 atletas”, pode ler-se na carta, na qual é ainda referido o lançamento, esta época, do projeto Trofense Competição, destinado, segundo o autor, a “potencializar atletas e ter os melhores nas equipas a competir nos campeonatos”.
A carta menciona também várias atividades promovidas e patrocinadas pela formação ao longo do ano.
O responsável aproveita ainda o documento para responder a críticas relacionadas com a formação e com a sua presença na apresentação das equipas. Paulo Monteiro afirma que, no dia em causa, esteve no estádio “a representar o clube” e que, depois do jogo, se dirigiu ao complexo, onde diz ter convivido com a formação.
Relação entre Clube e SAD
A estrutura acionista e a divisão de responsabilidades entre o Clube Desportivo Trofense e a SAD são igualmente abordadas.
O presidente distingue dois períodos: um primeiro em que, segundo afirma, a SAD era detida a 100% pelo clube e a Direção assumia as decisões, e um segundo momento, após a venda de 80% a um investidor.
“É importante diferenciar a entidade SAD e a entidade Clube”, defende o responsável, acrescentando que, após a venda dos 80%, “o clube deixa de ter qualquer decisão ou responsabilidade sobre o plantel”.
Sobre a atual relação entre as duas estruturas, a carta refere a existência de uma “colaboração muito próxima” com a nova Administração da SAD, que, segundo o documento, tomou posse a 3 de setembro.
O presidente afirma que está a decorrer uma “conjugação de esforços SAD/Clube” e que alguns problemas já foram corrigidos, embora reconheça que “há muito mais a fazer”.
O documento refere ainda que o clube mantém um papel de acionista e deve ser “vigilante e colaborante” relativamente ao projeto da SAD.
Clube mantém 20% das ações
Na parte final dedicada à SAD, o presidente esclarece a atual distribuição acionista, afirmando que “neste momento o Clube detém 20% das ações e a SAD detém os restantes 80%”.
A carta identifica Anderson Fellipe Gonçalves como presidente da SAD e investidor principal, enquanto Carlos Amodeo é apresentado como vice-presidente e CEO da sociedade.
Quanto às alterações realizadas no início da época, nomeadamente no plantel e em cargos administrativos, o responsável sustenta que essas matérias “só à SAD dizem respeito e por consequência são da sua responsabilidade”, acrescentando que o clube é posteriormente informado através de comunicados no site oficial.
Eleições para o biénio 2027/2029
A carta termina com um agradecimento aos sócios pela confiança depositada na direção e com uma mensagem de defesa do papel do Trofense no concelho.
O presidente anuncia ainda que será em breve agendada uma Assembleia Geral para apresentação e aprovação de contas, bem como o ato eleitoral destinado a eleger a direção para o biénio 2027/2029.


