quant
Fique ligado

Edição 782

175 atletas de palmo e meio no Torneio de Pavilhão do Coronado

Cerca de 175 atletas encheram o pavilhão desportivo da Escola Básica e Secundária do Coronado e Castro, em S. Romão, para participar no 4.º Torneio de Atletismo de Pavilhão Vila do Coronado.

Avatar

Publicado

em

Cerca de 175 atletas encheram o pavilhão desportivo da Escola Básica e Secundária do Coronado e Castro, em S. Romão, para participar no 4.º Torneio de Atletismo de Pavilhão Vila do Coronado.

Os participantes de 12 clubes, distribuídos pelos escalões de benjamins A e B e infantis, tiveram uma manhã de domingo, 22 de janeiro, bem preenchida, a competir recreativamente em disciplinas, como corrida de velocidade, vaivém com barreiras, pentassalto, estafeta e lançamentos. A organização esteve a cargo da Escola de Atletismo da Trofa (EAT), com o apoio da Associação de Atletismo do Porto e da Junta de Freguesia do Coronado.

“Perante ao que se passou nos últimos torneios com a chancela da Associação de Atletismo do Porto, com participações abaixo dos 150 atletas, o nosso superou bastante as expectativas”, referiu Pedro Sá, responsável pela coletividade.

Além de organizar o evento, a EAT também competiu com sete atletas que, segundo a treinadora e também atleta do clube Ana Silva, estiveram “de parabéns”. Três deles estão em Portugal há pouco tempo, desde que começou a guerra na Ucrânia. São crianças refugiadas que se estão “a adaptar muito bem” no seio da comunidade, estando a Escola de Atletismo a contribuir para a sua integração.

“No início, foi difícil para todos, principalmente em termos de comunicação, mas como temos atletas nascidos cá, mas descendentes de ucranianos, fomos superando o obstáculo da língua. Agora, tem sido bom ver alguns já a falar português e a perceberem bem o que dizemos. Sentimos que damos um pequeno contributo na integração social deles, porque conhecem crianças portuguesas e convivem num grupo muito unido”, detalhou Ana Silva.

Atacar a 2.ª Divisão Nacional é objetivo futuro

A Escola de Atletismo da Trofa tem, agora, um grande objetivo para atingir: na próxima semana, vai disputar o Apuramento para o Campeonato Nacional de Pista Coberta de Clubes, com a equipa feminina. “O ano passado, devido à pandemia, não foi possível apresentarmo-nos na máxima força e conseguirmos o apuramento, mas desta vez pensamos que será possível. Temos um projeto muito ambicioso e queremos ir à 2.ª Divisão Nacional na pista coberta e ao ar livre e os nossos patrocinadores e parceiros também fizeram um esforço para nos acompanhar nesta ambição. Reforçamo-nos com três atletas femininas, que vieram dar mais qualidade ao plantel que tínhamos e que já era muito bom, e beneficiamos do facto de nenhuma das atletas ter saído”, revelou Pedro Sá.

Esta época, a EAT conta com 36 atletas federados.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...