quant
Fique ligado

Ano 2008

World Press Photo

Avatar

Publicado

em

worlpressphoto

worlpressphotoDe 7 a 28 de Novembro, a Maia irá receber, pelo sétimo ano consecutivo, a World Press Photo, a mais importante exposição de fotojornalismo do mundo, presente, anualmente, em 90 locais de 40 países de todo o mundo.
 Esta edição da World Press Photo contou com a participação de 5.019 fotógrafos de 125 países, com mais de 80.000 imagens. A exposição itinerante, internacionalmente reconhecida, e única no seu género, é constituída por 185 imagens de fotógrafos profissionais de várias nacionalidades, divididas por dez categorias que ilustram acontecimentos marcantes de 2007, entre os quais conflitos mundiais e eventos desportivos.
O britânico Tim Hethrington arrecadou o maior galardão com uma imagem captada no Afeganistão, na qual podemos observar «um militar americano a descansar num bunker». Segundo o presidente do júri da World Press Photo, Gray Knight, esta imagem retrata «a exaustão de um homem e de uma Nação».
Na edição deste ano, um fotógrafo português, Miguel Barreira, foi, também, galardoado com um prémio, acontecimento que leva, assim, o nome do nosso país a todos os locais onde a exposição se irá encontrar.
 
Em simultâneo com a World Press Photo 2008 decorrerá a exposição dos trabalhos concorrentes ao oitavo Prémio Fotojornalismo Visão/BES, cujo vencedor foi o fotojornalista freelancer Augusto Brázio, 43 anos, entre 6.848 imagens, de 227 concorrentes. Brázio conquistou o prémio com uma fotografia de uma mulher de 19 anos, cujo terceiro filho acabava de nascer em casa quando foi assistida pelo INEM.
A exposição, presente no Fórum da Maia, será oficialmente inaugurada no dia 6 de Novembro, quinta-feira, pelas 18h30m, pelos Exmos. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Maia, Eng. António Gonçalves Bragança Fernandes, e pela Ms. Maaike Smulders, da World Press Photo. A abertura da exposição ao público acontecerá no dia 7 de Novembro, sexta-feira, pelas 15.00h.
 
O horário da exposição:
Terça a Domingo: das 15.00h às 19.00h.
O preço dos bilhetes:
  Como vem sendo hábito, não cobramos bilhete às visitas das Instituições de ensino, desde que previamente marcadas.
Público em geral: 3 euros
Portadores de cartão jovem/estudante : 2 euros
Imprensa, maiores de 65 anos e menores de 12 anos inclusive: entrada gratuita.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...