quant
Fique ligado

Ano 2005

Um pouco mais da Historia dos “Slots”…e o “Clube Slotcar da Trofa”

Avatar

Publicado

em

O Slot Cars é uma modalidade que consiste na utilização de carros em calhas eléctricas, vulgo “Pistas de Carrinhos”, iniciada por volta de 1910, confundindo-se um pouco o seu aparecimento, entre os Estados Unidos e a Alemanha.

 

PistaRallyNeve.JPG

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

modalidade, que se caracteriza, por constantes altos e baixos, conheceu até ao final da 2ª Guerra Mundial algumas dificuldades de expansão, fruto das restrições a circulação de pessoas e bens. É a partir da década de 50 que se assume como Modalidade de massas a par da entrada no mercado de marcas Ingleses. Esta situação levou a que os anos 60 fossem considerados os anos de ouro do Slot, que atingiu o seu ponto mais alto em 1966 onde uma corrida em Paris que envolveu, qualquer coisa como, 10.240 Pilotos.

No final da década de 70 o Slot já era conhecido um pouco por todo o mundo, não fugindo Portugal a essa regra. É pois, por essa altura, mas sobretudo no início dos anos 80 que se conhece os primeiros registos da Modalidade em Portugal. É no entanto em Espanha, que esta modalidade atrai aficionados, proliferando desde então centenas de “Clubes” e praticantes por toda a Espanha, colocando a Espanha na ribalta e possivelmente dianteira do Slot Mundial.

O final da década de 80 e início da de 90 foi sinal de retrocesso a nível mundial, sobretudo pelo surgimento dos videojogos que pareciam estar a dar uma “machadada” fatal na Modalidade.

Puro engano, o incremento do Comercio a nível mundial, com quebra de várias barreiras, aliando a outros factores como, o facto de ser um brinquedo de baixo custo, o engenho manual e técnico necessário para preparar as replicas para a Competição, a concentração e a adrenalina das provas, bem como a possibilidade de convívio e troca de experiências entre gerações, fez ressurgir para patamares extremamente interessantes.

A Trofa, veio aliar-se a esta conjuntura favorável, contribuindo de sobremaneira para ela, e a criação do “Clube Slotcar da Trofa”, veio trazer para Cidade uma presença de prestigio para a Modalidade, em Portugal e com uma pequena incursão pela Nossa vizinha Espanha.

O “Clube”, a dar os seus primeiros passos, tem pista montada na Traseira do Prédio das Piscinas (frente aos Bombeiros Voluntários da Trofa) e encontra-se presentemente em fase final de criação da Associação, com vista a implantar definitivamente a pratica da modalidade por parte dos Trofenses e chamar à Trofa aficionados de outras localidades vizinhas.

Publicidade

A Modalidade está subdividida em 3 formas de competição, um pouco a semelhança dos carros a escala real: Velocidade em pista fixa (Autódromo), possuindo o “Clube Slotcar da Trofa” uma pista com 25 metros e 6 calhas, Rally (com montagem de Troços) existindo na Trofa 4 troços e Raid (transposição de obstáculos). Refira-se que todas estas pistas dispõem de sistema de contagem de voltas e tempos, com leituras a milésima de segundo.

É pois, um pouco desta oferta diversificada, que os amantes da Modalidade podem desfrutar visitando as Instalações do “Clube Slotcar da Trofa”, ou fazendo jus as novas tecnologias visitar o seu site em www.slotcartrofa.com

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...