quant
Fique ligado

Edição 578

UCC promoveu atividade para grávidas, mães e bebés

Avatar

Publicado

em

O Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro juntou, na tarde de domingo, 18 de junho, grávidas, pré-mamãs e crianças para uma tarde de atividades promovidas pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Trofa.

“Parentalidade e…Nós” foi o nome da iniciativa que teve como objetivo mostrar o “que de bom se faz no Sistema Nacional de Saúde” e, também, para que os pais tenham conhecimento “do que de bom se pode fazer durante a gravidez”. Entre os que se preparam para iniciar a sua missão de pais as dúvidas são muitas, por isso a UCC tem vários “projetos e atividades de preparação para o parto”. “É uma forma de mostrarmos que a parentalidade é, sem dúvida, uma fase muito importante na vida dos casais e que há imensos projetos a abraçar. Tudo para promover uma parentalidade positiva e preparar os pais para esta nova fase”, explicou Andreia Silva, responsável pela atividade. “Ser pai ou mãe, hoje em dia, é quase um projeto de ouro” e “é engraçado perceber que as pessoas às vezes não sabem o que é que existe de bom”, por isso surgiu “esta iniciativa”, concordaram Andreia Silva e Goreti Moreira, enfermeira e coordenadora do UCC.
No início da tarde, as grávidas juntaram-se no jardim para uma aula de Yoga que é “um complemento muito bom para preparar a grávida para o parto”. Seguiu-se “ uma sessão de esclarecimento sobre células estaminais”, momento em que as grávidas aproveitaram para obter informação adicional. Mas um dos momentos mais ternurentos foi o da pintura das barrigas, “em que a ideia é sobretudo fomentar sentimentos de vinculação na mãe e na família”. As grávidas tentaram descobrir o posicionamento do seu bebé e a enfermeira Andreia Silva tentou fazer o desenho na barriga da mãe. Uma atividade que permite às mamãs ficarem “com uma memória fantástica da gravidez”.

Aula de Yoga ajuda grávidas a relaxar

Foram cerca de 15 as grávidas que estiveram presentes na aula, entre elas Patrícia Milheiro, grávida de seis meses, que nunca tinha feito yoga mas, no final, estava satisfeita porque, por ser a sua primeira gravidez, “está sempre mais tensa” e os exercícios que aprendeu são bons “para relaxar”. “A iniciativa é positiva. Dá-nos a conhecer as atividades que nos facilitam a gravidez e é uma forma de convivermos e conhecermos outras mães”, concluiu. A atividade agradou à quase mamã que considera que mais iniciativas deste género se devem repetir na Trofa. Ao mesmo tempo, os bebés que acompanhavam as suas mães à atividade divertiam-se numa aula de yoga adaptada aos mais pequenos. Os exercícios eram diferentes, mas o objetivo era único: promover a parentalidade positiva.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...