quant
Fique ligado

Trofa

TROFA CONVIDA A DESCOBRIR O CAMINHO DE SANTIAGO NO CONCELHO COM VISITA GUIADA POR JOEL CLETO

Avatar

Publicado

em

A Câmara Municipal da Trofa organiza, no dia 27 de novembro, uma caminhada pelo Caminho de Santiago (Troço da Trofa) com início, no Largo do Divino Espírito Santo, em São Mamede do Coronado, e fim, na Ponte de Lagoncinha, freguesia de Lousado, Vila Nova de Famalicão.

Inserido no Caminho Português Central (por Braga), o troço da Trofa conta com uma extensão de 14 Km que abrange três freguesias do Concelho, nomeadamente a União de Freguesias do Coronado (S. Mamede e S. Romão), Covelas e a União de Freguesias de Bougado (S. Martinho e Santiago). Com uma duração aproximada de 3h30m e grau de dificuldade médio, conta com passagens junto da Capela do Divino Espírito Santo, da Capela de São Bartolomeu e, na sua parte final, pelo troço da antiga via romana no lugar de Ervosa que liga à Ponte da Lagoncinha. Ao longo do percurso, encontra-se ainda a Igreja Matriz de São Romão do Coronado e a Capela de São Gonçalo, em Covelas.

O conhecido arqueólogo, historiador e comunicador nato Joel Cleto vai acompanhar todo o trajeto e comentar sobre o Caminho, sobre os peregrinos, das suas motivações para peregrinar e do fenómeno de massas em que se tornou a Peregrinação a Santiago de Compostela.

“Para os amantes da História, esta é uma oportunidade única de ouvir e perceber o que motiva os peregrinos a percorrer os caminhos de Santiago.” refere Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa.

A Câmara Municipal da Trofa assegura o transporte de todos os participantes do final do percurso até ao ponto de partida. Os participantes deverão levar farnel para o almoço ou poderão almoçar nos estabelecimentos comerciais junto à Capela de São Gonçalo, Covelas (Aconselha-se a reservar para o efeito).

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e os interessados podem efetuar a sua inscrição até dia 22 de novembro, através do e-mail: patrimoniocultural@mun-trofa.pt ou através do contato telefónico, 252 409 290, indicando o nome completo, data de nascimento e número de cartão de cidadão para efeitos de seguro.

Fonte Câmara Municipal da Trofa

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...