quant
Fique ligado

Ano 2008

“Todos diferentes, todos iguais”

Avatar

Publicado

em

 Deficiência inserida na comunidade em debate nas Jornadas Lionísticas

 

“O Cidadão com deficiência” foi o tema escolhido pelo Clube Leo para as Jornadas Lionísticas. As actividades decorreram durante este fim-de-semana na cidade da Trofa e tiveram como palco a APPACDM. “Estas jornadas pretendem mostrar as várias actividades dos vários clubes Leo em Portugal, para podermos fazer parcerias entre os clubes e também para proporcionar a amizade e o companheirismo entre os vários Leos e Lions”, explicou ao NT Filipa Azevedo, responsável pela coordenação do Leo Clube do Norte.

As XV Jornadas do Leo Clube começaram na sexta-feira, com a recepção e a abertura do secretariado e com a entoação dos Hinos de Portugal e Leo.

Nestas jornadas decorreram ainda em simultâneo vários workshop’s destinados a Leos, a Conselheiros Leo e ao Lions e segundo Filipa Azevedo os vários clubes “ficaram muito mais fortalecidos, porque estas iniciativas acabam por fazer com que se criem novas amizades”, afirmou.

“Aqui também vemos que há muitas pessoas a pensar como nós e isso é importante naquelas alturas em que estamos desmotivados”, acrescentou a responsável.

Filipa Azevedo explicou ainda a escolha da APPACDM para receber a iniciativa: “Escolhemos esta instituição pela ligação que tem aos Lions e aos Leos, pelo trabalho que têm desenvolvido e também pelo tema que escolhemos ligado à deficiência inserida na comunidade. Como o tema seria este, nada melhor do que as jornadas se realizarem nas instalações da APPACDM, para não termos só a parte teórica, mas vermos também como tudo funciona na realidade, ver como funcionam as instalações e poder contactar com as pessoas com deficiência”.

Conceição Leitão, responsável pela instituição, também estava satisfeita com esta interacção. “A APPACDM colabora sempre que for para prestar um serviço à comunidade e o Clube Leo é um clube de serviço, como tal está enquadrado no nosso espírito. Por isso só nos temos que sentir felizes quando outros pensam como nós e vemos que não estamos sozinhos quando queremos levar aos outros um pouco de alegria e conforto”, afirmou.

Os utentes da instituição também participaram nas actividades e no final da tarde de sábado mostraram aos membros do Leo e do Lions Clube como se dança folclore. Esta é apenas uma das actividades desenvolvidas pela APPACDM da Trofa que pretende, segundo Conceição Leitão, uma maior integração na comunidade.

“Nós apostamos muito, neste tipo de terapias, porque para além de lhes elevar a auto-estima, é um trampolim para outras aquisições. Também temos o teatro em movimento, o teatro falado, o grupo folclórico e o desporto, com uma equipa de natação e futebol. Tudo isso são mais valias para que estes jovens se desenvolvam em pleno e harmoniosamente”, adiantou.

Nas XV Jornadas Leonísticas participaram ainda o Governador do Distrito 115 Centro Sul, o Governador do Distrito 115 Centro Norte, o presidente do Concelho Nacional de Governadores, Bernardino Vasconcelos, presidente da Câmara Municipal da Trofa e Henrique Carneiro, presidente do Lions Clube da Trofa.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...