A Escola Secundária da Trofa foi palco de uma mostra de cursos profissionais, a 18 de maio, com o “objetivo de divulgar, aos alunos que no próximo ano vão frequentar o secundário, a oferta formativa” e, simultaneamente, dar “voz ativa aos que estão a frequentar os cursos profissionais”.
“O ensino profissional é uma aposta do poder político e é objetivo que cerca de metade dos alunos inscritos no secundário sigam essa via”, no entanto, e embora se trabalhem estes cursos “há muitos anos” na Escola Secundária da Trofa”, não se chega aos “50 por cento”.
Técnico de Desporto, Auxiliar de Saúde, Técnico de Gestão, Instalação de Equipamentos Informáticos, Animador Sociocultural e, a estrear-se este ano, Técnico de Comércio. São estas as opções da via profissional que a Secundária da Trofa tem para oferecer aos estudantes. Segundo Fátima Maia, coordenadora do ensino profissional da Escola Secundária da Trofa, esta nova aposta prende-se com as necessidades do mercado e com as taxas de sucesso ao nível da empregabilidade, “não só na Trofa como na Área Metropolitana do Porto”.

Leia a reportagem na íntegra na edição n.º 670 do jornal O Notícias da Trofa