Ano 2005
Secretaria de Estado critica Salão Nobre
A Trofa é o segundo concelho no pais, depois de Braga, a assinalar o protocolo, com o Estado Português, para a criação do Gabinete de apoio aos cidadãos com deficiência. O acordo foi firmado no dia em que se assinalou o 7º Aniversario da criação do concelho da Trofa.
A Secretaria de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idalia Moniz marcou presença nas comemorações do 7º Aniversario da Criação do concelho da Trofa, assinalado com a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Estado e autarquia com vista à criação de um Gabinete de apoio ao cidadão com deficiência.

Ultrapassado o incidente, a Secretaria de Estado e o Presidente da Câmara Municipal Bernardino Vasconcelos assinaram o protocolo de cooperação que vai permitir a criação de um serviço de informação às pessoas com deficiência dotado de acesso à Internet e onde estará um técnico permanentemente para apoiar os cidadãos com necessidades especiais.
“A assinatura deste protocolo no dia de aniversário do município da Trofa representa para mim um sinal muito claro que no nosso país, a par das necessidades que temos, de dotar os nossos territórios com algumas infra-estruturas que ainda nos vão faltando, começámos a ter uma consciência social sobre o modo de vida de todos nós. Este protocolo vem estabelecer uma parceria com a Câmara Municipal de forma a centralizar toda a informação que pode trazer melhorias à qualidade de vida às pessoas com deficiências, todos os acessos que podem ter, assim como os serviços e benefícios que têm do Estado, em matéria de protecção. Centralizando isto tudo na Câmara vamos fazer com que o próprio município e o conselho municipal que é criado também sirva de mediação. Para todos os munícipes, mas especialmente para as pessoas com deficiências e mobilidade reduzida”.
Bernardino Vasconcelos fez, em dia de aniversário uma retrospectiva das obras feitas durante o seu anterior mandato e voltou a eleger “as pessoas” como a sua principal preocupação. “ Hoje como há sete anos os trofenses continuam a dizer presente no desenvolvimento da sua terra e nós continuaremos a zelar pelo aumento da qualidade de vida das populações” agradecendo ainda à Secretaria de Estado a sua presença na Trofa para a implementação “de mais uma valência de apoio aos cidadãos” acrescentando ainda que “se fez mais em sete anos do que nas ultimas duas décadas”, numa clara alusão ao período em que as oito freguesias que hoje compõem o concelho da Trofa pertenciam ainda a Santo Tirso.
Na cerimónia foi ainda criado o Conselho Municipal do deficiente composto por representantes de varias instituições do conselho, assim como de duas pessoas com necessidades especiais: Carlos Queirós e Isabel Moura.




