quant
Fique ligado

Trofa

SANER assinala o seu 30.º aniversário

Avatar

Publicado

em

A SANER celebrou 30 anos de vida empresarial com um evento no qual juntou, além de colaboradores, clientes, fornecedores e amigos, o Secretário de Estado do Comércio, Serviços e da Defesa do Consumidor – Eng.º João Torres – que realçou o importante papel da empresa no desenvolvimento do país. A história dos sucessos da SANER e do empresário Agostinho Gonçalves foi lançada em livro.

É um nome incontornável do comércio na região Norte de Portugal, no País e no Mundo. A SANER – Sociedade Alimentar do Norte, S.A. orgulha-se da sua história e das conquistas que, ano após ano, foram sendo somadas ao palmarés de uma das maiores e robustas empresas sedeadas no concelho da Trofa.
Com um volume de negócios de aproximadamente 222 milhões de euros no ano 2018, a SANER tem atualmente modernos cash & carry’s estrategicamente situados no norte do país nas cidades de Braga, Felgueiras e Trofa. Apoiada no trabalho de cerca de 250 colaboradores e mais de 5.000 clientes regulares, comercializa mais de 10 mil produtos das mais prestigiadas marcas nacionais e internacionais. A empresa, nascida na freguesia de S. Martinho de Bougado em 1989, tem vindo a registar um forte crescimento, sustentado na figura do empresário Agostinho Gonçalves.

A vida desta empresa de sucesso teve início, nos anos 80, com “15 mil contos emprestados” quando poderia ter começado com “50 mil contos”. Quem o diz é Agostinho Gonçalves, o empresário que filho de uma família de pessoas de trabalho e humildes, subiu a pulso na vida e criou um dos grupos empresariais mais robusto e sólido no norte de Portugal.
Depois de na juventude passar por vários setores de atividade e ofícios, incluindo cerca 2 anos na Guerra do Ultramar, Agostinho Gonçalves integrou uma empresa de distribuição de produtos alimentares, onde mais tarde passou à condição de sócio mas, de onde saiu no final dos anos 80. Lamentavelmente, desta atividade profissional resultou um processo judicial que só viria a terminar no ano de 2000. O empresário conta toda a história e factos desta fase da sua vida no seu livro intitulado: “Agostinho Gonçalves – O Homem e a sua Obra – 30 ANOS de SANER” publicado recentemente e inserido nas comemorações dos 30 anos de vida da SANER.
Depois de cerca de dezanove anos nas instalações primitivas no lugar da Esprela, na Trofa, a SANER concretizou a transferência para novas instalações próprias em Maio de 2008, o que representou um salto muito significativo em termos de área de armazém – a SANER passou a contar com uma área de aproximadamente 15.000m2 –, assim como passou a ter melhores condições para clientes e trabalhadores.
Nos anos de 1997 e de 2000 a SANER tinha já iniciado a expansão da sua área de negócios para as cidades de Felgueiras e de Aveiro, onde abriu filiais, destinadas exclusivamente ao comércio de bacalhau.
No ano de 2002, abriu uma filial em Braga destinada ao comércio de bacalhau e mercearia e já em 2011 transferiu-se para novas instalações próprias, construídas de raiz.


Cerca de dez anos passados desde a inauguração das novas instalações da Trofa, e por força do crescimento sustentado do volume de negócios, as instalações que inicialmente pareciam algo sobredimensionadas rapidamente se tornaram insuficientes.

Ao longo dos últimos três anos foram realizados novos investimentos nas instalações que permitiram aumentar ainda mais a capacidade de armazenagem, assim como a capacidade de parque para os seus clientes e fornecedores, aumentando o nível de eficiência e de serviço.

Agostinho Gonçalves, Secretário de Estado João Torres e Presidente da CCP/ADIPA João Vieira Lopes

A empresa evoluiu de uma relação comercial tipicamente tradicional para um nível de verdadeira parceria, em que o sucesso dos seus clientes é também o seu principal objetivo, promovendo apoios para ajudar esses clientes a tornar os seus estabelecimentos mais apelativos e a aproximá-los das inovações oferecidas pelas mais recentes unidades do comércio a retalho.

A Saner apoia a modernização desses estabelecimentos, promovendo a realização de algumas modificações, sem contudo descaracterizar as especificidades de cada um. E, é assim, que centenas de estabelecimentos dos seus clientes ostentam a insígnia “Lojas Unidas”.

Nestes 30 anos, para além de trabalhar com as mais conceituadas marcas, a Saner construiu também a história das suas marcas exclusivas, que atingiram já patamares de notoriedade bastante elevados, como são exemplo os vinhos da marca ‘Adega Grande’, vinhos premiados, produzidos com as mais rigorosas normas de qualidade, a partir de um processo de vinificação moderno, onde é feita uma seleção das melhores uvas. A SANER tem investido também na aquisição de vinhas para a produção própria de uvas.

Perspetiva de uma das salas onde decorreu o evento comemorativo dos 30 anos da SANER

Bacalhau produzido nas instalações da CNCB – Companhia Nacional de Comércio de Bacalhau, S.A., uma empresa do Grupo que tem duas instalações industriais na Gafanha da Nazaré, em Aveiro.

Já o “bacalhau da Saner” é uma referência na mesa de todos os portugueses

Bacalhau produzido nas instalações da CNCB – Companhia Nacional de Comércio de Bacalhau, S.A., uma empresa do Grupo que tem duas instalações industriais na Gafanha da Nazaré, em Aveiro. Para além da produção própria, a CNCB mantém-se, desde há muitos anos, como o parceiro exclusivo para Portugal do maior produtor de bacalhau seco da Noruega – a FJORDLAKS.


A CNCB tem a capacidade de dominar todo o processo produtivo do bacalhau e é uma referência nacional na sua transformação e comercialização, mas também capaz de preparar outras variantes deste produto muito apetecível, com a máxima qualidade, mantendo o sabor tradicional.

Hernâni e Simão Gonçalves, Luís Pinheiro, Agostinho Gonçalves e Alcino Araújo,
membros do Conselho de Administração da SANER


No ano de 2018, o volume de negócios da CNCB ultrapassou os 96 milhões de euros, ano em que esta empresa movimentou mais de 12.000 toneladas de bacalhau seco, assumindo-se como a maior empresa a comercializar bacalhau seco em Portugal.
Na passagem dos 30 anos de intensa e pujante vida, as empresas do Grupo SANER assumem-se como uma referência no setor da distribuição alimentar em Portugal.

30 anos assinalados com mais de 2 mil clientes no Altice Fórum Braga

Publicidade


Foram mais de 2 mil os clientes que se associaram à festa dos 30 anos de vida e de sucessos alcançados pela SANER, que decorreu a 27 de Outubro no Altice Fórum Braga.
O momento ficou marcado por um espetáculo protagonizado por Herman José, que fez passar pelo palco e desfilar, em clima de alegria e boa disposição, personagens icónicas como Serafim Saudade e Senhor Feliz, num espetáculo em que o comediante conversou e fez rir toda a assistência, que ao longo do convívio tinha já ouvido a performance do maestro Francisco Tavares.


Os convidados foram presenteados com um menu da responsabilidade do Chef Hélio Loureiro, onde não faltou o “bacalhau da SANER”. A refeição foi acompanhada por excelentes vinhos das marcas exclusivas da SANER.
Cada convidado, entre outras ofertas, recebeu ainda um livro sobre os 30 anos de SANER e a vida de Agostinho Gonçalves. Nesta obra, o empresário conta a sua história de vida, com merecido destaque para a vida profissional, para as dificuldades e os obstáculos que teve de ultrapassar nos primeiros 12 anos de existência da empresa.

Algumas das entidades oficiais presentes no evento

João Torres, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e da Defesa do Consumidor regozijou-se com a “justa e merecida homenagem ao Sr. Agostinho Gonçalves pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em prol do seu concelho e do seu país e que prestigia o local onde a SANER está inserida”. João Torres realçou a “extrema importância dos agentes do comércio, como é o caso do Grupo SANER que é uma empresa referencial do nosso país porque ao longo dos últimos 30 anos soube adaptar-se à mudança”. Deixou um desafio a Agostinho Gonçalves para que “continue com a mesma motivação e energia para que, tal como fez nos últimos 30 anos, a SANER continue a estar na linha da frente na adaptação aos novos desafios e paradigmas para que daqui a outros 30 anos celebrar o seu sexagésimo aniversário”.

Agostinho Gonçalves afirma ser um homem de fé, e atribui muito do sucesso da SANER aos seus clientes os quais designa de “parceiros de negócios”, assim como aos seus colaboradores e aos amigos que “sempre me apoiaram nestes projetos e nos momentos mais difíceis que tive de enfrentar”.

Agostinho Gonçalves terminou a sua intervenção com um “Obrigado a todos por fazerem parte da nossa história” que foi aplaudido de pé por todos os que fizeram questão de marcar presença nesta comemoração do sucesso empresarial de uma das maiores empresas da Trofa.

A SANER apresentou no ano de 2018 um volume de negócios de aproximadamente 222 milhões de euros, mais um ano a confirmar um crescimento sustentado da empresa.
A SANER tem clientes situados em todo o território de Portugal Continental e Ilhas, e exporta regularmente para mais de 20 países onde estão Portugueses emigrados, assim como para novos destinos, como é o caso da China e dos EUA.

O Presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, Eng.º João Vieira Lopes, lembrou os enormes desafios “as variadas lutas que ao longo dos anos tiveram pela frente”, adiantando ser “extremamente gratificante estar presente nesta cerimónia, reconhecendo a importância do perfil de Agostinho Gonçalves no comércio em Portugal assim como o facto de a SANER ser o maior grupo de distribuição alimentar independente dos grandes grupos económicos”.

Momento do corte do bolo comemorativo da SANER

Já o Dr. Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, mostrou-se orgulhoso por ter Agostinho Gonçalves como empresário na Trofa e, em nome da autarquia, ofereceu-lhe uma peça em formato diamante, que representa o Município da Trofa, como reconhecimento pelo trabalho levado a cabo.

Apelidando Agostinho Gonçalves de “Professor de empreendedorismo”, o presidente da Direção da AEBA, Eng.º José Manuel Fernandes, realçou “o trabalho, os sonhos, sacrifícios e preocupações, mas também pequenas e grandes vitórias e acima de tudo a vontade de vencer”, parabenizando o empresário.
Para além destes 4 ilustres oradores, estiveram também presentes neste evento as seguintes entidades: Dra. Isabel Cruz (Presidente da Assembleia Municipal da Trofa), Prof. António Azevedo (Vice-presidente da C.M. Trofa), Luís Paulo Sousa (Presidente da União de Freguesias de Bougado), Padre Luciano Lagoa (Pároco da Trofa), Comendador Amadeu Pinheiro (Provedor da Misericórdia da Trofa), entre outras.

O empreendedorismo, a persistência e a dedicação ao trabalho está na génese e no crescimento da SANER e faz com que, segundo a revista Exame, a SANER seja uma das melhores empresas do setor da Distribuição Alimentar a operar em Portugal conseguindo ombrear, em termos qualitativos, com grandes grupos económicos nacionais e internacionais.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...