quant
Fique ligado

Edição 690

Roteiro para a Páscoa: Mercado Nazareno regressa ao Parque D. Maria II de 12 a 15 de abril

Avatar

Publicado

em

Estamos em tempo de Quaresma, que representa um dos períodos mais importantes para os cristãos que, através dele, se preparam para a Páscoa. Originária do latim quadragesima dies (quadragésimo dia), a Quaresma representa o primeiro dos três momentos do ciclo pascal, que são preparação, celebração e prolongamento.
Por estes dias, várias iniciativas e cerimónias se realizam por todas as paróquias, num caminho até ao dia da Ressurreição de Jesus, a Páscoa, e às quais todos os cristãos são convidados a participar. No concelho da Trofa e na região, há eventos com grande escala, que celebram este tempo pascal e o NT dá-lhe um roteiro de alguns dos mais significativos.

Mercado Nazareno regressa ao Parque D. Maria II de 12 a 15 de abril

De 12 a 15 de abril, Santo Tirso antecipa a celebração da Páscoa com a realização de uma nova edição do Mercado Nazareno. Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa realiza-se no Parque D. Maria II para quatro dias de recriações históricas dos últimos instantes da vida de Cristo.

“É já a sexta edição do Mercado Nazareno, um evento que, de ano para ano tem ganho notoriedade, conseguindo atrair cada vez mais turistas, nomeadamente da Galiza”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, evidenciando que a aposta do Município tem sido em continuar a inovar.

“Esta é uma iniciativa pensada para as famílias, durante quatro dias vamos ter muitas atrações, não só a nível das dramatizações bíblicas, mas uma grande variedade de atividades pensadas para todos, incluindo os mais pequenos. Todos os anos esforçamo-nos para fazer mais e melhor e nesta edição teremos algumas surpresas”, acrescenta.

Para além das recriações bíblicas, os visitantes poderão acompanhar a elaboração de vários ofícios antigos, como a ferragem e a tanoaria, assim como assistir à recriação de algumas vivências da época no espaço da aldeia. Há ainda atividades pensadas para os mais pequenos como jogos de equilíbrio (andas, cotonetes e lagartas), jogos de destreza (ferraduras e argolas) e jogos de tabuleiro.

Durante os quatro dias de Mercado Nazareno haverá ainda lugar para várias demonstrações de aves de rapina e animações musicais. Da animação permanente fazem parte as tabernas, o acampamento romano – que funciona também como espaço interpretativo – e o acampamento de gladiadores onde decorrem treinos e mostras de armas.

O Mercado Nazareno abre portas na sexta-feira, 12 de abril, pelas 18 horas. Alguns dos momentos altos da programação passam no sábado, pela recriação da Última Ceia, pelas 14.30 horas, e a partir das 21.30 horas pela Via-Sacra e Crucificação. No domingo o destaque vai para a Ressurreição de Jesus, pelas 18.30 horas, e às 21.30 horas, a Aparição. O evento encerra na segunda-feira, 15 de abril, pelas 19 horas.

A programação completa está disponível no site do Município, www.cm-stirso.pt.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...