quant
Fique ligado

Edição 537

Romaria Nova em Lousado

Avatar

Publicado

em

A Festa de Lousado, também conhecida por Romaria Nova, comemora 139 anos de existência e realiza-se de 10 a 14 de setembro.

Realizam-se em honra do Sagrado Coração de Maria e da Nossa Senhora da Boa Hora. Quinta-feira, 10 de setembro, ficou marcada pelo levantamento de dois mastros e pela atuação do grupo “Sons e Cantares de Outrora”. Na sexta-feira, as festividades iniciam-se pelas 21.30 horas, com um Desfile Etnográfico que conta com a participação dos grupos folclóricos de Lousado, Ribeirão e Calendário. O grupo Zés Pereiras Lousadense, “Nós e os Outros”, vão percorrer a freguesia, no sábado, dia 12, espalhando animação e anunciando a festa no Alto de Montezelo. Às 14 horas serão as bandas de música de Riba d’Ave e Coimbrões a entreter os presentes. Um dos momentos mais aguardados das festividades é a procissão em honra de S. Lourenço, que parte da Ponte da Lagoncinha às 18 horas e termina na Igreja Matriz, seguindo-se uma missa com sermão. A noite será abrilhantada por Zé Amaro, numa noite popular que termina com uma sessão de fogo de artifício.

O ponto alto da romaria é a procissão em honra do Sagrado Coração de Maria e Nossa Senhora da Boa Hora que começa às 17 horas. À noite, Rui Bandeira, cantor romântico “encantará os amantes da música ligeira”. O “Poio da Vaca” realiza-se na segunda-feira, 14 de setembro, junto à Capela Mortuária e às 18 horas, marcando o fim da romaria juntamente com a procissão até à capela de S. Lourenço.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...