quant
Fique ligado

Edição 537

Rede de muito alta tensão na Trofa

Avatar

Publicado

em

Do alto da Maganha, em Santiago de Bougado, para quem olha para o rio, a paisagem sofreu alterações nos últimos meses. Mas de outros locais do concelho é possível vislumbrar postes de dimensões gigantescas e com área semelhante à de uma pequena moradia, que estão a ser erigidos pela Rede Eléctrica Nacional (REN), no âmbito da construção da linha de muito alta tensão Recarei-Vermoim.

Com uma extensão de 26 quilómetros, dez dos quais no concelho da Trofa, a rede atravessa ainda os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Valongo.
Segundo fonte da REN, esta linha tem como objetivos “melhorar a segurança de abastecimento de energia e a qualidade de serviço aos concelhos que atravessa e criar alternativas de escoamento de produção adicional de energia de origem hidroeléctrica da Bacia do Cávado para a zona do Grande Porto e do distrito de Aveiro”.

Publicidade

O fabrico dos postes “é da Metalogalva” e “a montagem as linhas está a cargo do consórcio Eurico Ferreira/CME”.

A instalação desta rede não agrada a muitos trofenses, que se insurgiram devido ao impacto paisagístico que provoca, dada a dimensão dos postes.
O NT sabe que foram apresentadas reclamações à Agência Portuguesa do Ambiente, mas os trabalhos de montagem prosseguem.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...