quant
Fique ligado

Edição 566

“PSD de Sérgio Humberto votou a favor dos documentos” do contrato com Águas do Norte

Avatar

Publicado

em

PS reaje a carta do presidente da Câmara à população sobre rede de saneamento.
Presidente da Câmara enviou uma missiva à população a acusar o antigo executivo camarário de assinar um “contrato prejudicial” com a Águas do Norte. Em comunicado, PS respondeu que “o PSD, na Câmara ou na Assembleia Municipal, com a liderança concelhia do atual presidente Sérgio Humberto, sempre votou favoravelmente os documentos relacionados com esta parceria”.
Uma carta de “passa-culpas” e “reconhecimento da incompetência da própria Câmara Municipal”. Foi desta forma que o Secretariado Concelhio do Partido Socialista da Trofa reagiu ao infomail que a autarquia enviou à população sobre o serviço de exploração da rede de saneamento básico. Na missiva, o presidente da Câmara, Sérgio Humberto, culpou o antigo executivo autárquico, liderado pela socialista Joana Lima, de ter “assinado” o contrato de parceria que passou a responsabilidade do serviço para a empresa Águas do Norte e de ter “abdicado, sem qualquer contrapartida, de património, ou seja, de infraestruturas, que já estavam construídas em cerca de 90 por cento”. “Este contrato é prejudicial para a Trofa”, disse ainda Sérgio Humberto, que aproveitou para rejeitar responsabilidades da Câmara “na forma como a empresa está a prestar o serviço e efetuar a respetiva faturação”.
O PS Trofa respondeu em comunicado e serviu-se “do relatório de contas da Trofáguas, em 2015” para contrapor o presidente de Câmara: “As infraestruturas não ‘estavam construídas em cerca de 90 por cento’, a dívida na data da assinatura do contrato não era ‘de 9 milhões de euros’ e a Trofa tem direito ao ‘recebimento da contrapartida pecuniária pela cedência de infra-estruturas’”.
Os socialistas vão mais longe e sublinham que “a passagem do serviço de saneamento básico para a empresa Águas do Norte decorreu de uma parceria entre o “Estado e os municípios, num processo iniciado ainda pelo executivo PSD (2005 a 2009)” e que “o PSD, na Câmara ou na Assembleia Municipal, com a liderança concelhia do atual presidente Sérgio Humberto, sempre votou favoravelmente os documentos relacionados com esta parceria”. “Foi Sérgio Humberto, enquanto presidente de Câmara, que apresentou o atual plano tarifário no serviço de saneamento básico”, acrescentam.
A carta enviada pelo presidente à população é considerada pelo PS Trofa um “passa-culpas quando deveria, na verdade, estar preocupado na resolução de erros de faturação que são aspetos de gestão corrente”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...