quant
Fique ligado

Ano 2012

Professor Marcelo nos 14 anos de concelho

Avatar

Publicado

em

A Câmara Municipal da Trofa está já a preparar cinco dias dedicados às comemorações do 14º aniversário de concelho, que vão decorrer entre os dias 15 e 19 de novembro.

19 de novembro de 1998. Uma data que não será esquecida pelos trofenses, que, nesse dia, concentraram-se em Lisboa para reinvidicar que a Trofa se tornase independente de Santo Tirso e fosse considerada concelho. Para celebrar esta data “de grande importância para os trofenses”, a Câmara Municipal da Trofa vai promover uma semana recheada de iniciativas pensadas para os munícipes.

Desta forma, de 15 a 19 de novembro, a Trofa está em festa e dedica o primeiro dia das comemorações, 15 de novembro, à iniciativa “os Autarcas vão à escola”. Uma iniciativa que já é “um marco nas comemorações”, e que tem o objetivo de “aproximar o executivo municipal da população mais jovem”, através de “uma conversa informal”. Segue-se pelas 18 horas, na Escola Secundária da Trofa, mais um debate temático no âmbito do Projeto Educativo Municipal sobre a matéria: “Planeamento e Educação”.

As comemorações continuam a 16 de novembro com um concerto dos Meninos Cantores do Município da Trofa, pelas 21.30 horas, na igreja matriz de Santiago de Bougado, com um repertório musical de Música Sacra – Missa dos Pastorinhos do Padre Joaquim Santos. No dia 17 de novembro será inaugurada a exposição “A Produção de Arte Sacra no Vale do Coronado”, pelas 14.30 horas, na sala de exposições da Casa da Cultura. Mais tarde, as festividades continuam no auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, com a atuação da Banda de Música da Trofa, pelas 18 horas. No mesmo dia, pelas 21.30 horas, sobe ao palco o Coro Paroquial de S. Martinho de Bougado e o Orfeão de Santhyago, que vão deliciar os presentes com os cânticos tradicionais destes coros. Este concerto decorrerá na Igreja Nova de S. Martinho de Bougado.

Na tarde de domingo, 18 de novembro, a autarquia trofense propõe um programa dedicado os apreciadores de dança, com o espetáculo “Diálogos de Dança Contemporânea”, que decorrerá no Pavilhão Desportivo de S. Romão do Coronado, pelas 15 horas, e que contará com a participação da Escola AlvaEstúdio e da Escola Passos de Dança. Já o final da tarde ficará ainda marcado pelo concerto de Pedro Sousa, vencedor do 3º Festival da Canção da Trofa, que se realiza no auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado. 

Mas “o ponto alto” destas comemorações está reservado para o dia 19 de novembro, dia do 14º aniversário do concelho. As atividades deste feriado municipal começam pelas 10 horas, com o tradicional Hastear das Bandeiras, que contará com a participação dos Agrupamento do Centro Nacional de Escutas e dos Núcleos da FNA do concelho da Trofa e com a Fanfarra de Santa Maria de Alvarelhos, no Edifício Sede da Câmara Municipal da Trofa. Segue-se a Missa Solene, na Igreja Paroquial de S. Romão do Coronado, com a participação do Grupo Coral de S. Romão do Coronado. 

As atividades continuam durante a tarde com a Cerimónia de Entrega dos Prémios do Concurso Lusófono da Trofa 2012 – Prémio Matilde Rosa Araújo, pelas 14.30 horas na Casa da Cultura. Além da entrega destes prémios, a autarquia trofense preparou “uma surpresa musical”, com a apresentação de uma Récita de Canto pela voz do trofense Pedro Salgueirinho. 

A Câmara Municipal aproveita esta data para homenagear “algumas personalidades trofenses que se destacaram não só no concelho, mas também a nível nacional e internacional”, recebendo medalhas de honra e de mérito cultural, desportivo, benemerência e pelo percurso profissional. No final do dia, e sendo já “um marco histórico” nas comemorações do aniversário do concelho, será oferecido, a partir das 19 horas no Parque Nossa Senhora das Dores, a todos os trofenses a tradicional Vitela Assada, acompanhada pelos ritmos musicais do Grupo “Sons e Cantares do Ave”. A Câmara Municipal da Trofa lança o convite a todos os trofenses para participarem nas comemorações do 14º aniversário de criação do concelho da Trofa, participando nas várias iniciativas programadas para estas comemorações evocativas da data em que “o concelho conquistou a autonomia administrativa”.

Marcelo Rebelo de Sousa na Trofa

Aproveitando as comemorações do 14º aniversário, e por se tratar de “uma data histórica” para os trofenses, a Câmara Municipal convida os munícipes a participarem na inauguração das obras de ampliação e remodelação da Escola Básica do 1º ciclo e Jardim de Infância de Paranho, na Freguesia de S. Martinho de Bougado, pelas 16 horas. Para assinalar a solenidade deste ato marcará presença nesta iniciativa, como convidado de honra, o professor e comentador Marcelo Rebelo de Sousa. O convite surgiu uma vez que foi o seu pai, Baltasar Rebelo de Sousa, que inaugurou em 1961 a Escola Básica de Paranho, quando era Secretário de Estado da Educação Nacional.

Publicidade

Além disso, Marcelo Rebelo de Sousa visitará o concelho, participando na sessão solene dedicada ao tema “A Educação para a Excelência”, que decorre, pelas 17.30 horas. A inauguração das obras de ampliação e remodelação representará “um marco histórico” para as crianças e famílias da freguesia de S. Martinho de Bougado, que veem terminada uma obra que decorreu nos últimos três anos, com um investimento de 1.171,050 euros, comparticipados em sede de FEDER a 80 por cento. Com estas obras, a escola passa a dispor de” condições físicas e pedagógicas excelentes, com refeitório, balneários, instalações técnicas e áreas multiusos”.

A escola do 1º ciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância do Paranho acolhe cerca de 263 alunos, sendo 203 do primeiro ciclo e 60 do jardim de infância. Quarenta e seis alunos do ensino básico e 60 crianças do pré-escolar frequentam o novo edifício a inaugurar. Esta é uma das escolas do concelho que foi “profundamente requalificada” a par da EB1 de Paradela (S. Martinho de Bougado), EB1 de Estação (Muro), EB 1 de Finzes (S. Martinho de Bougado), três centros escolares a inaugurar muito em breve, e a EB1/JI de Querelêdo em Covelas, já inaugurada em 2011, com um investimento total de mais de sete milhões de euros.

{fcomment}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...