quant
Fique ligado

Ano 2012

Parque Desportivo Geriátrico inaugurado em Bairros

Avatar

Publicado

em


A Câmara Municipal da Trofa vai inaugurar, no dia 16 de dezembro, a primeira obra do Orçamento Participativo Jovem, o Parque Desportivo Geriátrico, proposta e votada pelos jovens em 2011.

É já no domingo que a Câmara Municipal da Trofa inaugura a primeira obra com a marca do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), proposta, votada e escolhida pelos jovens do concelho, durante a primeira Assembleia Municipal de Jovens, realizada em 2011.

O projeto intitulado Trofa Ativa – Parque Desportivo Geriátrico, proposto pelo Corpo Nacional de Escutas do Agrupamento 447 de Santiago de Bougado, foi escolhido pelos jovens na vertente global, tendo sido candidato, em 2011, a 12.500 euros

A autarquia trofense adaptou o projeto ao terreno no Souto de Bairros, Santiago de Bougado, e executou a empreitada, que será agora inaugurada numa “festa dedicada ao desporto, à solidariedade e às atividades intergeracionais”.

Assim, as iniciativas associadas à inauguração da primeira obra OPJ da Trofa começam, pelas 9.30 horas, com a realização de uma caminhada, que convida os participantes a “oferecerem um bem alimentar” que depois será doado pelos Escuteiros de Santiago de Bougado, autores do projeto OPJ, a uma instituição de solidariedade social. A caminhada decorre entre o Parque Nossa Senhora das Dores e o Souto de Bairros, convidando a população para “uma manhã diferente”.

Em simultâneo, no Souto de Bairros, pelas 10 horas, há “animação e exercício para todas as idades”, com a presença das crianças da Escola Básica e Jardim de Infância de Bairros.

Pelas 11.30 horas, está marcada a inauguração e bênção do parque desportivo Trofa Ativa, com a presença das entidades oficiais, e, posteriormente, uma sessão de demonstração de cada aparelho.

Já em 2013, será a inauguração do laboratório de ciências, que foi apresentado por um grupo de alunos da EB 2/3 Napoleão de Sousa Marques, em S. Martinho de Bougado, que consiste na criação de um laboratório com “condições básicas ao nível da infraestrutura e da segurança”, no valor de 7500 euros.

Posteriormente, já no ano letivo 2013/14, a Câmara Municipal vai inaugurar os projetos escolhidos na Assembleia Municipal Jovem de 2012, o skate parque intitulado Skateland, a localizar nas imediações da Estação da CP, e proposto por um grupo de jovens do concelho, num investimento de 12.500 euros. No âmbito escolar, o projeto vencedor foi apresentado pela EB 2/3 de Alvarelhos, que propôs o circuito desportivo de manutenção para usufruto da escola e da comunidade, intitulado “Do desporto para a escola vs da escola para o desporto”.

Recorde-se que, anualmente, a autarquia trofense disponibiliza 20 mil euros, para o projeto OPJ da Trofa, permitindo assim, que sejam os próprios jovens, dos 10 aos 30 anos, a apresentar e a escolher projetos para melhorar o concelho, no valor de 7500 euros para as escolas e de 12.500 para cidadãos e associações.

Publicidade

“Com este instrumento, a autarquia possibilita que os cidadãos mais jovens percebam melhor como se concebe um orçamento público, as competências de um município, as limitações financeiras com que se confronta e a necessidade de fazer opções relativamente aos investimentos que em cada momento são prementes”, concluiu fonte da Câmara Municipal.
{fcomment}

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...