quant
Fique ligado

Espetáculos

“O Lago dos Cisnes” na Casa das Artes de V.N. de Famalicão Foto-Reportagem

Avatar

Publicado

em

Na noite de 4 de Dezembro a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão esgotou para ver o bailado O Lago dos Cisnes numa produção do Russian Classical Ballet liderada por Evgeniya Bespalova.

O Russian Classical Ballet, que tem como missão “Preservar a tradição do Ballet clássico russo”, é uma companhia composta por um elenco de bailarinos graduados pelas mais conceituadas escolas coreográficas: Moscovo, São Petersburgo, Novosibirsk, Perm, Alma-Ata e Kiev, que são artistas principais em alguns dos mais prestigiados teatros de dança: Mariinsky Theatre – Kirov, Kremlin Ballet Theatre, Rimsky-Korsakov Saint Petersburg State Conservatory, Novosibirsk Opera & Ballet Theatre e Perm Opera & Ballet Theatre.

Foi com a enorme expetativa que precede cada uma das atuações do Russian Classical Ballet, que a cidade de V.N. de Famalicão recebeu O Lago dos Cisnes, bailado que narra a história de um príncipe que procura a mulher ideal e vê na figura do cisne a suavidade e o encanto feminino, que o deixam loucamente apaixonado. Mas, o cisne não é mais que a transfiguração de uma bela princesa encantada.

Considerado o mais espetacular dos bailados clássicos, pelo romantismo e beleza que incorpora, a coreografia exige dos bailarinos extrema destreza e uma elevada aptidão técnica na representação das personagens da história. A popularidade d’ O Lago dos Cisnes fica também a dever-se à belíssima música inspirada de Tchaikovsky combinada com a coreografia inventiva e expressiva de Petipa, que relaciona o corpo humano com os movimentos de um cisne, revelando genialidade e criatividade artística.

Uma narrativa encantadora com sumptuosos cenários, maravilhosos figurinos, deslumbrantes melodias, e bailarinos irrepreensíveis que fizeram a delícia de todos os que, numa gélida noite de Dezembro, encheram a sala da Casa das Artes de V.N. de Famalicão. Um espetáculo que soube muito bem rever, principalmente no mês do Natal, e com uma produção tão cuidada.

A digressão do Russian Classical Ballet e d’ O Lago dos Cisnes continua por outras cidades portuguesas, como Lagoa, Olhão e Lisboa.

Informação sobre o bailado e créditos: Bailado em dois atos e quatro cenas

Música: Pyotr Ilych Tchaikovsky
Libreto: Vladimir Begichev e Vasily Geltzer
Coreografia: Marius Petipa e Lev Inavov
Cenografia: Russian Classical Ballet
Figurinos: Evgeniya Bespalova

Texto: Joana Vaz Teixeira
Fotos: Miguel Pereira

Publicidade

Fotogaleria (clica nas imagens para aumentar)
{phocagallery view=category|categoryid=88}

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...